Siga nas redes sociais

Search

SC recomenda uvas alemãs para produção de vinhos mais sustentáveis

Foto: divulgação.

A Epagri e a Unversidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão recomendando para cultivo em Santa Catarina as variedades de uvas viníferas Felícia e Calardis Blanc.

As duas são uvas Piwi, o que significa que viabilizam a produção de vinhos finos com mais sustentabilidade ambiental e econômica. Ambas foram desenvolvidas na Alemanha pelo Instituto Julius Kühn.

Trata-se de um grupo de variedades de uvas obtidas nos últimos anos via melhoramento genético, oriundas de cruzamentos de variedades viníferas com espécies selvagens. O objetivo é reunir numa só planta a qualidade das viníferas e a resistência à doença das selvagens.

André Luiz Kulkamp de Souza, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Videira e coordenador do projeto, explica que durante 8 anos elas foram testadas para cultivo em cinco regiões do estado: Água Doce, São Joaquim, Curitibanos, Videira e Urussanga.

As duas mostraram boa adaptação aos diferentes climas catarinenses”, destaca. 

O estudo é financiado pela Fapesc e a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária é parceira da pesquisa, por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail