Siga nas redes sociais

Search

Timbó recebe programação especial do Dia Mundial da Criatividade 

Foto: Raquel Piske/Ascom PMT
Foto: Raquel Piske/Ascom PMT

Realizado desde 2018 em todo o mundo, o Dia Mundial da Criatividade, celebrado no dia 21 de abril, é uma forma de envolver voluntários, anfitriões, parceiros, inspiradores e participantes a fazerem parte do ecossistema de criatividade e inovação em suas cidades.

O objetivo deste dia, realizado pela World Creativity Organization e Ministério da Cultura, é construir uma comunidade global de líderes criativos, educadores, empreendedores, investidores, criadores de conteúdo, pesquisadores e outros agentes de mudança através de uma série de atividades gratuitas que promovem o desenvolvimento humano.

Em Timbó, o evento tem o apoio local do Centro de Inovação Blumenau (CIB), Instituto Gene, Conecta AMVE e Euro Valley.

Para saber mais sobre as expectativas para o dia, o Economia SC Drops conversou com Reginaldo Schollemberg, líder criativo de Timbó e responsável pelo Dia Mundial da Criatividade na cidade. Confira abaixo:

O que levou a escolha da cidade de Timbó para a realização do Dia Mundial da Criatividade? Quais os critérios e quais os benefícios para o município?

Reginaldo: Eu fui inspirador em 2023 na cidade de Joinville, onde realizei 2 palestras e participei de 2 debates. Na época me chamou a atenção esse compartilhamento de conhecimento e a forma colaborativa como tudo acontece. Como embaixador de inovação do programa Conecta AMVE de Timbó, trouxe a ideia de trazermos para Timbó o evento e começamos a fazer o processo de inscrição da cidade que passou pelo crivo da World Creativity Organization. Timbó é ímpar, tem muito de criatividade, inovação e empreendedorismo na cidade, começamos a mapear o que tínhamos e ficamos surpresos com o que fomos encontrando: escolas de dança, companhia de teatro, time de futebol americano, cicloturismo, festas típicas, artesanato, museu da música, museu do poeta, cervejarias, diversas corporações e startups. Como base nisso realizamos a inscrição e fomos aceitos, uma das menores cidades em população aceitas pela organização agora estava dentro do Dia Mundial da Criatividade que será realizado de 19, 20 e 21 de abril de 2024.

Como será a programação do dia e como será a realização do evento?

Reginaldo: Por se tratar de um evento colaborativo, ainda não há uma programação. No dia 25 de janeiro lançamos o site, onde se cadastram locais anfitriões para realização do evento, voluntários que irão contribuir no evento e inspiradores que farão as palestras, oficinas e workshop e, claro, patrocinadores que nos ajudarão com os custos ou trocas que se façam necessárias para realização deste evento. As inscrições estão abertas até 20 de fevereiro e, depois, entraremos em uma época de curadoria, onde designaremos o cronograma de atividades em cada anfitrião. Muitas atividades serão a céu aberto, possibilitando um final de semana diferenciado na cidade e na região dos municípios do vale europeu. A revolução criativa apenas está começando e, à medida que avançamos, todos poderão acompanhar no site oficial do evento/cidade.

Quais as expectativas para o evento?

Reginaldo: Inspirar jovens, adultos e idosos a aflorar seu lado criativo, inovador e empreendedor. Uma verdadeira revolução destes comportamentos. Queremos alcançar um impacto social para a economia criativa da região e fortalecer as áreas criativas já existentes na cidade e região dos municípios do vale Europeu.

Qual é o papel do CIB na parceria com a programação do Dia Mundial da Criatividade? Como essa colaboração beneficia o evento e a comunidade de Timbó?

Reginaldo: Para Timbó, o CIB já tem um papel importante com o programa de embaixadores do CONECTA AMVE. No ano passado realizamos um evento chamado Timbó Inovadora, bem como outras ações relacionadas à inovação e empreendedorismo que solidificaram a cultura na cidade e o CIB foi essencial no seu apoio durante o planejamento e execução. Desde o momento que fomos aceitos pela Organização Mundial do Dia da Criatividade, comunicamos o CIB, para que nos apoiassem e estivessem conosco nesta caminhada.
As inscrições e a programação estão disponíveis no site clicando aqui.

Compartilhe

ECONOMIA SC DROPS

Leia também

Receba notícias no seu e-mail