Siga nas redes sociais

Search

O futuro do franchising: como a IA está transformando o setor

Foto: divulgação.

Por Nícolas Almeida, sócio-diretor da Focus Franquias.

O franchising é um modelo de negócio que tem se mostrado altamente eficiente e lucrativo ao longo dos anos. Através da replicação de um conceito de sucesso, as franquias oferecem uma oportunidade de empreendedorismo com menor risco e maior garantia de retorno. No entanto, para se manterem competitivas em um mercado em constante evolução, as franquias precisam se adaptar e abraçar as novas tecnologias que surgem. E uma das mais promissoras é a Inteligência Artificial (IA).

A IA é uma tecnologia que simula a capacidade humana de aprender, raciocinar e tomar decisões. Ela é capaz de analisar grandes volumes de dados, identificar padrões, prever tendências e automatizar tarefas, trazendo uma série de benefícios para o setor de franchising.

Uma das áreas em que a IA tem um impacto significativo é o marketing. Com a capacidade de analisar dados de clientes, a IA pode identificar tendências e comportamentos, permitindo que as franquias personalizem suas campanhas de marketing para atingir o público certo no momento certo. Além disso, a IA também pode ser usada para automatizar o atendimento ao cliente, por meio de chatbots e assistentes virtuais, oferecendo suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, e melhorando a experiência do cliente.

Outro aspecto fundamental do franchising é a operação das unidades. A IA pode ser aplicada para automatizar tarefas repetitivas, como a gestão de estoque, pedidos e relatórios, liberando tempo para que os funcionários se concentrem em atividades estratégicas. Além disso, a IA também pode prever a demanda por produtos e serviços, otimizando a cadeia de suprimentos e evitando estoques excessivos ou falta de produtos.

No desenvolvimento de franquias, a IA pode ser uma aliada valiosa na análise de mercado, identificando os melhores locais para abrir novas unidades com base em dados demográficos, concorrência e potencial de crescimento. Além disso, a IA também pode ser usada para avaliar os candidatos à franquia, identificando aqueles com maior probabilidade de sucesso, e oferecer treinamento personalizado e suporte contínuo aos franqueados.

Esses benefícios da IA no franchising já são comprovados por dados. Segundo a consultoria 360 Global Franchise, a integração da IA pode levar a um aumento de 15% a 25% na receita das franquias, otimizando campanhas de marketing, prevendo demandas e personalizando ofertas. Além disso, a automação de tarefas pode levar a uma redução de 10% a 20% nos custos operacionais, liberando recursos para investimentos estratégicos. E, de acordo com a Mercado & Consumo, a satisfação do cliente pode aumentar de 10% a 15% com o uso de chatbots e assistentes virtuais, que oferecem suporte rápido e personalizado.

Empresas renomadas no setor de franchising já estão colhendo os frutos da IA. O McDonald’s, por exemplo, utiliza chatbots para automatizar o atendimento ao cliente e personalizar pedidos. A Subway usa IA para prever a demanda por produtos e otimizar a gestão de estoque. E a Domino’s Pizza direciona campanhas de marketing personalizadas para cada cliente com o auxílio da IA.

O futuro do franchising com a IA é promissor. A consultoria 360 Global Franchise aponta que, até 2024, podemos esperar a ascensão de aplicações inteligentes autônomas, que otimizam tarefas e aprendem com cada novo uso, além de compradores-robôs, que automatizam a compra de itens, materiais e insumos. A análise de dados em tempo real também será uma realidade, permitindo que as franquias tomem decisões mais rápidas e precisas.

No entanto, é importante ressaltar que a IA não substitui o fator humano no franchising. Ela é uma ferramenta poderosa que pode otimizar processos, impulsionar a eficiência operacional e melhorar a experiência do cliente, mas o relacionamento entre franqueador e franqueado, assim como o atendimento personalizado, continuam sendo fundamentais para o sucesso do negócio.

A inteligência artificial representa uma oportunidade transformadora no franchising, capaz de otimizar processos, impulsionar a eficiência operacional e melhorar a experiência do cliente. Ao integrar a IA em diferentes aspectos do negócio, desde a gestão de estoque até o atendimento ao cliente, as franquias podem alcançar um novo nível de competitividade e inovação. O futuro do franchising é promissor, e a IA é uma das chaves para desbloquear todo o seu potencial.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail