Siga nas redes sociais

Search

Como a tecnologia conquistou o coração de Juliano Dias

Foto: divulgação.

Juliano Dias, CEO e fundador da Kónus Gestão e Tecnologia, com quase 30 anos de experiência, também é gestor de projetos e produtos digitais na Heineken, além de organizador da comunidade GDG Joinville (Google Developer Groups). Para fechar o modesto currículo, é mentor e conselheiro especializado, atuando para organizações como Abstartups, Distrito e Impact Hub Brasil.

De Joinville, ele participa de uma série de cinco entrevistas sobre a trajetória de empreendedores e profissionais que se destacam em suas carreiras que estou publicando aqui na coluna. Confira abaixo: 

Conte sobre seu histórico profissional?

Juliano: Minha trajetória teve início ainda na adolescência, quando ministrava aulas de informática. Ali, percebi que o que eu queria era traçar um caminho de aprendizado e planejar um futuro em que eu tivesse oportunidades de compartilhar conhecimentos e experiências capazes de transformar a vida e a carreira de outras pessoas. Alguns anos depois, consegui migrar para uma grande empresa multinacional do segmento automobilístico, onde desenvolvia tarefas específicas direcionadas a área de tecnologia, o que me trouxe a minha primeira posição como gestor de um time, liderando inclusive pessoas e projetos a distância, deixando de olhar apenas para resultados individuais e passando a pensar no coletivo. Neste momento, vivíamos um desafio de transformar a área de tecnologia em protagonista para estratégia de negócios e resultados da empresa, e não apenas mantê-la como departamento de sustentação e operações. Esses ensinamentos me levaram a novas posições de gestão que cominaram na construção de um novo ciclo na minha carreira profissional, trazendo-me a oportunidade de atuar como consultor especialista para o maior fabricante de sistema do Brasil. Esse desafio me trouxe experiência através de uma pluralidade de regiões, negócios, processos e culturas organizacionais, além do primeiro contato com uma gestão direcionada a projetos. A partir daí, comecei a ver a necessidade de aprimorar o conhecimento em tecnologias e o quanto elas são importantes aos resultados de negócios. Desta busca de conhecimento, surge novas habilidades e uma identidade profissional que, alinhada a um propósito de sempre transformar pessoas, processos e empresas, faz surgir a Kónus. A Kónus é uma consultoria especializada em gestão estratégica e governança, focada na geração de valor por meio de desenvolvimento de projetos e produtos de tecnologia. Esta trajetória, alinhada a identidade desenvolvida para a Kónus, me possibilitou atuar em ambientes de alta complexidade e com grande relevância nos resultados das empresas, destaco entre elas uma das maiores cervejarias do mundo onde atuo como responsável por gerir uma das principais ferramentas de receita. Visando projetos pessoais, me mudei para Joinville, onde tenho a oportunidade de compartilhar e trocar conhecimentos, o que me aproxima do ecossistema de inovação da cidade – que é considerado um dos mais desenvolvidos atualmente no país -, atuando no papel de mentor e conselheiro, apoiando empreendedores e startups a promoverem suas ideias através de soluções inovadoras para o mundo corporativo. Isso me trouxe a oportunidade de desenvolver um novo projeto, unindo conhecimento, pessoas e tecnologia, aliado a geração de novas oportunidades de negócios aos envolvidos através da organização da comunidade de desenvolvedores da Google (GDG Joinville).

O que te fez escolher essa profissão?

Juliano: Sabemos como a tecnologia é importante para vida das pessoas e como ela pode transformar o mundo. Poder ter a possibilidade de viver e de criar experiências me motiva a continuar aprendendo e ensinando, e é essa troca que me faz ser apaixonado pelo que eu faço.

Quais são os principais aprendizados da sua trajetória?

Juliano: Tive durante toda a minha carreira a oportunidade de contar com pessoas que me ajudaram a conquistar o meu espaço e trilhar o meu futuro. Fui liderado por profissionais que souberam me direcionar, explorando minhas habilidades e trabalhando meus defeitos, e aprendi com eles que de nada vale o conhecimento quando não se sabe trabalhar em equipe. Hoje, como líder, procuro manter o engajamento e a motivação de colaboradores dentro de cada projeto, agregando geração de valor, relevância para as pessoas, criação de um legado, importância dos mentores, o direcionamento de suas carreiras e o desejo constante de aprender e ensinar. 

O que você ainda almeja conquistar?

Juliano: O meu desejo é ampliar o meu posicionamento, permitindo cada vez mais que eu consiga levar a minha visão e conhecimento sobre tecnologias, inovações e negócios, atrelado à minha concepção sobre liderança e geração de valor. Acredito que a tecnologia é um meio, uma ferramenta deve ser acessível a todos, com o objetivo de extrair o melhor de cada estudante ou profissional, dando ênfase ao seu talento e habilidades únicas.

Quais hábitos você mantém para ter mais qualidade de vida no âmbito profissional?

Juliano: Acredito que o conhecimento não é valioso quando não se aplica. Sendo assim, procuro estar sempre presente em eventos que me permitam aprender, influenciar e incentivar pessoas. Essa interação é vital para os profissionais e empresas, inclusive de tecnologia. Através destes eventos, podemos discutir ideias e soluções inovadoras para a vida das pessoas. 

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail