A ONU definiu 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, uma oportunidade para aumentar a visibilidade e o engajamento do cooperativismo como propulsora do desenvolvimento sustentável e da justiça social. É o momento ideal para ampliarmos a consciência coletiva sobre o impacto positivo que as cooperativas exercem no mundo.
Presentes em mais de 100 países, as cooperativas reúnem cerca de 1,2 bilhão de membros, segundo a Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Operando em variados setores, como agricultura, finanças, saúde, habitação e energia, geram empregos e contribuem para a economia e o bem-estar social. São responsáveis por 280 milhões de postos de trabalho em todo o mundo, representando 10% da população ocupada globalmente.
Se todas as cooperativas formassem uma nação, ela estaria entre as mais justas e prósperas do mundo. Considero o cooperativismo a forma mais elaborada de associação humana, por vários motivos:
Produção eficiente: Ao unir recursos e esforços, as cooperativas otimizam processos produtivos, aumentando a eficiência e a competitividade.
Distribuição justa: Os resultados e benefícios são distribuídos de acordo com a participação de cada cooperado na cooperativa, promovendo equidade e justiça econômica.
Liberdade de participação: A adesão às cooperativas é voluntária e aberta a todos, sem discriminação, preservando a liberdade individual de ficar ou sair.
Benefício coletivo: Todas as cooperativas têm por princípio melhorar a vida das comunidades onde estão inseridas.
Por isso tudo, 2025 será um ano especial para quem vive o cooperativismo. Você pode participar desse movimento se associando a uma cooperativa local, consumindo produtos e serviços de uma cooperativa ou promovendo a educação cooperativa, isto é, conscientizando as pessoas sobre as vantagens de se organizar por meio da cooperação.
Acredito que este ano será um marco na promoção e no fortalecimento do cooperativismo. Vamos trabalhar juntos para construir um mundo onde a cooperação seja a base para o desenvolvimento humano e a justiça social.
Cooperativismo: faça parte de algo maior!