A fábrica de motores, cabeçotes e blocos da General Motors, em Joinville, acaba de atingir o marco de 1 milhão de motores produzidos.
Inaugurada em 2013, a unidade iniciou produzindo os motores e cabeçotes da primeira geração do Onix.
Em 2017, recebeu investimentos da ordem de R$ 1,9 bilhão que quadruplicaram sua área e atualizaram toda a sua linha de produção para receber a nova geração de motores três cilindros do novo Onix, Onix Plus e novo Tracker.
SUSTENTABILIDADE
Operando com capacidade anual de 417 mil motores por ano, a fábrica é referência global em sustentabilidade.
A unidade foi a primeira a implantar um conjunto de sistemas pioneiros na área de eficiência energética e proteção ao meio ambiente, com destaque para a energia fotovoltaica, reciclagem de água industrial por meio de osmose reversa e tratamento inédito de efluentes e esgotos por meio de jardins filtrantes.
Pelo programa Zero Aterro, todos os resíduos do processo produtivo são reutilizados, reciclados ou coprocessados. A mesma prática foi adotada durante todas as obras de reformas e expansões da fábrica.
Outras iniciativas, como a troca de torres de resfriamento, o melhor direcionamento da água pluvial e a substituição dos carregadores de bateria, fizeram com que a unidade se tornasse ainda mais eficiente, gerando redução do consumo de água equivalente ao gasto de 43 residências no período de um ano e de energia elétrica na ordem de 106 residências por ano.
INDÚSTRIA 4.0
Muitos processos da linha de motores da fábrica possuem nível de automação da indústria 4.0.
Cerca de 20% da frota de empilhadeiras da fábrica são autônomas e as demais são equipadas com uso eficiente de energia limpa.
Além disso, os dispositivos de automação da linha de montagem e usinagem de componentes escaneiam o código de cada peça e selecionam automaticamente o programa correto para fabricar aquele tipo de motor, ajustando os parâmetros de manufatura quando necessário.
Entre os avanços tecnológicos implementados na fábrica está o monitoramento de consumo de utilidades de água, ar comprimido e energia por linha e processo produtivo, tanto no setor de usinagem de componentes, como na linha de montagem de motores.
A unidade conta com 90 robôs operando um sistema integrado e inteligente onde todas as peças são monitoradas pelo seu número serial, permitindo registrar dados importantes de manufatura e qualidade.