O RD Summit, maior evento de marketing e vendas do Brasil, começou nesta quarta-feira, dia 26 de outubro, em Florianópolis, trazendo novidades em produtos, tendências e estratégias que vão ditar os rumos dos setores em um mundo hiperconectado.
A edição conta com a maior estrutura já realizada: mais de 14 mil pessoas circulando pelo evento e uma equipe de especialistas do setor formado por mais de 130 palestrantes dedicados a 180 horas de conteúdos simultâneos.
Na palestra de abertura na manhã desta quarta-feira, Eric Santos, CEO da RD Station, anunciou o foco da companhia em conversational por meio da criação e integração de funcionalidades do WhatsApp, aplicativo de mensagens mais usado hoje no Brasil. A expectativa é de que as novas soluções melhorem o relacionamento das empresas aderentes ao sistema com seus clientes.
Uma pesquisa interna com a base de clientes da RD Station, cerca de 40 mil empresas, destacou um aumento de 43% do número de contas utilizando o botão do WhatsApp e de 90% utilizando a extensão de WhatsApp para CRM.
“WhatsApp vem complementar nosso portfólio de ferramentas para humanizar e agilizar o relacionamento com clientes e prospects e, somado a outros canais, amplia a estratégia de inbound marketing e vendas para criar mais alcance e impacto, além de economizar tempo das equipes”, comenta.
Na sequência, outros nomes de destaque ganharam a atenção do público, dentre eles João Branco, vice-presidente de Marketing do McDonald’s, Gustavo Broio, diretor de vendas na RD Station, Beatriz Guarezi, fundadora na Bits to Brands, Rafael Kiso, CMO na mLabs, Guilherme Lopes, CPO na RD Station, e Vitor Peçanha, co-fundador na Rock Content.
April Dunford, fundadora na Ambient Strategy, fechou o primeiro dia de palestras com ensinamentos que tratam da importância de se ter um bom posicionamento de marca com o público-alvo.
“Diferente da maioria, que afirma que vender é difícil, comprar é difícil. Hoje, pesquisas feitas com o universo B2B destacam que, entre 40% e 60% das compras online terminam sem decisões. Ou seja, param nos carrinhos de compra. Para vender, é preciso ter um bom posicionamento, entender seus competidores e o ‘status quo’ das empresas que compram da sua empresa”, destacou.
Os assuntos abordados foram diversos, incluindo metaverso, estratégias de privacidade e proteção de dados para empresas na internet, a evolução do data driven nas estratégias de marketing, a formação de colaboradores de alta performance, a importância da diversidade nos negócios, cases de sucesso e ações de engajamento e para melhorar a experiência do cliente no universo digital.
EXPERIÊNCIAS CHAMAM ATENÇÃO DO PÚBLICO
A estrutura do evento é a maior já preparada pela organização do evento e leva mais de 60 dias para montagem, numa área de ocupação que supera os 56 mil metros quadrados espalhados nos dois andares do CentroSul, além das demais áreas do complexo de eventos, como estacionamento, passarela e ambientes externos.
O espaço dedicado ao evento conta com dezenas de salas de imersão e networking, plenária para a realização dos Keynotes, feira de negócios, e ambientes para experiências aos participantes.
Além disso, conta com diferentes espaços gastronômicos e de integração, como quiosques de cafés, bares e happy hours, e mais de 60 food trucks que ficarão disponíveis para alimentação do público nos três dias de programação.
Já tradicional, a Feira de Negócios tem 4.505 metros quadrados, o que a torna uma das maiores do segmento no país, e contará com mais de 80 marcas expositoras.
O espaço é dedicado para apresentar novidades do mercado, soluções e produtos inovadores orientados a fomentar os negócios de empresas de diferentes portes e setores.