Search

MIDITEC completa 25 anos com 280 empresas incubadas 

Foto: divulgação.

Criado em 14 de agosto de 1998, o programa de incubação do MIDITEC completa 25 anos nesta segunda-feira com números expressivos.

A trajetória da incubadora contempla 280 empresas apoiadas, dos quais 150 negócios se graduaram.  Desde a sua concepção, a taxa de sobrevivência das startups é de aproximadamente 75%, subindo para 97% se considerados apenas os últimos 5 anos

Antes restrita apenas à Grande Florianópolis, a rede se expandiu por Santa Catarina, chegando a um total de 10 incubadoras que utilizam a mesma metodologia.

Gerido pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) em parceria com o Sebrae/SC, também alcançou destaque internacional ao longo dos anos.

Foi eleito em três oportunidades, a mais recente delas no começo deste ano, um dos cinco melhores programas de incubação do mundo pelo  UBI Global

Em âmbito nacional, foi considerado por quatro vezes a melhor incubadora do país pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

O atual presidente da ACATE, Iomani Engelmann, lembra que a Pixeon, empresa da qual também é diretor, foi incubada no MIDITEC. Lá, ele teve o primeiro contato com áreas como marketing, finanças e comercial. Na avaliação do executivo, a incubadora presta relevantes serviços ao ecossistema de inovação catarinense.

Grandes empresas saíram do MIDITEC. A metodologia utilizada, com um acompanhamento contínuo desde a validação até a escala, fornece aos incubados todas as ferramentas para que as empresas possam crescer e se expandir. Eu sei disso de maneira empírica. Além disso, a incubadora soube se aperfeiçoar com a passagem do tempo, tornando-se ainda mais efetiva. Hoje a taxa de sobrevivência está perto dos 100%”, afirma.

Na avaliação do diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, a parceria com a ACATE para manutenção do MIDITEC tem sido exitosa e, por essa razão, terá continuidade:

Para o Sebrae/SC é uma honra celebrar 25 anos de MIDITEC, incubadora que apoiamos desde a sua fundação e que foi fundamental para o reconhecimento e para o fortalecimento do ecossistema inovador de Santa Catarina. Nos sentimos orgulhosos de toda a história construída até aqui, que já garantiu o reconhecimento ao Miditec como uma das cinco melhores incubadoras do mundo. Temos convicção de que a parceria do Sebrae/SC com o Miditec ainda irá impulsionar muitas startups e diretamente contribuir para o desenvolvimento econômico do nosso Estado. Desejamos vida longa a essa parceria”.

Atualmente, a metodologia foi implementada em dez incubadoras catarinenses, em cidades como Joinville, Blumenau, Brusque, Rio do Sul, Araranguá, Lages, Chapecó e Florianópolis.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também