A edição especial do LIDE Tendências SC, realizada na última sexta-feira, dia 5, no Rooftop Floripa Square, contou com mais de 150 lideranças empresariais, do sistema educacional, autoridades e representantes de diversas entidades, com objetivo de potencializar a transformação do conhecimento acadêmico em desenvolvimento econômico para Santa Catarina.
“Na ocasião, constituímos um comitê formado por diferentes setores para construção de uma Lei de Incentivo à Inovação através da Educação onde professores, pesquisadores e alunos possam desenvolver patentes de novas tecnologias e soluções para os desafios das organizações e da sociedade que adotadas por empresas gerem royalties e um ciclo virtuoso de geração de valor“, explica Delton Batista, presidente do LIDE Santa Catarina.
O comitê tem ainda na pauta discutir e estimular modelo de fundos de endowment, ferramenta amplamente utilizada em diversas universidades do exterior cujos recursos são direcionados para bolsas e apoio a projetos de professores e estudantes, e sustentabilidade financeira de organizações sem fins lucrativos e das instituições de ensino e pesquisa.
“É um marco importante para as nossas universidades e para o setor empresarial também, na medida em que se pode identificar pesquisa, desenvolvimento, inovação, o setor de P&D dentro das indústrias e das empresas“, complementa Luciane Ceretta, presidente da ACAFE e reitora da UDESC.
A proposta de construção da lei será conduzida por um comitê multidisciplinar com participação de entidades setoriais como a ACATE, representantes da sociedade civil como a OAB/SC e o Movimento Catarinense pela Excelência, além de autoridades através da Secretaria de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, lideranças empresariais, especialistas em educação, e parlamentares da Assembleia Legislativa.
Manifesto Educação para o Futuro
O evento ainda marcou o lançamento do Manifesto pelo Futuro da Educação, que foi firmado pelo presidente do LIDE SC, pela presidente da ACAFE, pelos 14 reitores das universidades do sistema ACAFE presentes e pela empresária Viviane Lunelli, membro do comitê LIDE Mulher, que simbolicamente representou o empresariado catarinense.
Ele será compartilhado com a sociedade civil organizada, governantes e pré-candidatos a prefeito, como um compromisso para suas futuras gestões.
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto foi o primeiro a aderir ao movimento:
“Investir em educação de qualidade é fundamental para qualquer cidade que queira se desenvolver, e o manifesto vem para contribuir ainda mais com esse desenvolvimento“.