Search

Döhler divulga 1º Relatório de Sustentabilidade

Foto: divulgação

Passo importante na construção da jornada ESG (Ambiental, Social e Governança), a Döhler acaba de divulgar seu primeiro Relatório de Sustentabilidade.

O documento reafirma compromissos e mostra os avanços nos três pilares que norteiam as ações da companhia já reconhecida como uma das mais sustentáveis indústrias têxteis da América Latina.

Ao ler o relatório é possível constatar o comprometimento contínuo com as melhores práticas, buscando impactar positivamente os funcionários bem como clientes, fornecedores, empregados terceiros, comunidade e o meio ambiente.

Um dos destaques é a gestão ambiental com redução do consumo de energia elétrica (em torno de 7%) em 2024 comparado a 2023. Além disso, 100% da energia adquirida pela empresa é proveniente de fontes renováveis, iniciativa alinhada ao ODS 7 (Energia Acessível e Limpa).

As 2,3 mil placas solares são outro destaque na área de meio-ambiente, contribuindo para a sustentabilidade e a energia limpa. Inclusive, rendeu à companhia o Prêmio Expressão de Ecologia.

Rastreabilidade e consumo responsável

O ano de 2024 também foi marcado pelo lançamento da toalha Marrocos, a primeira toalha de algodão rastreável do Brasil , incentivando o consumo responsável e a transparência na cadeia têxtil.

Por meio de um QRCode na etiqueta do produto, o consumidor consegue acompanhar desde a origem do produto, ver a fazenda onde o algodão foi colhido, passando pela fiação, tecelagem, confecção até chegar ao varejo. Entre julho e dezembro de 2024 foram rastreadas 131,6 mil peças da Marrocos, o maior número entre as grandes marcas participantes do programa SouABR da Abrapa.

A companhia, inclusive, só compra algodão certificado ABR (Algodão Brasileiro Responsável) vindo de produtores que comprovam boas práticas socioambientais.

Envolvimento com a comunidade e o impacto social

No campo social, a empresa seguiu como referência com seu programa de inclusão de Pessoas com Deficiência, o Abrace. Outros projetos de impacto social, como o Retalhos do Bem, da Fiesc, em que a companhia doa tecidos para fazer naninhas, travesseiros, cobertas entre outras peças que depois são doadas para instituições e casas de acolhimento em Santa Catarina; o Dançando na Escola; Jovem Aprendiz e o Natal da Harmonia Lyra mostram que a Döhler está fortemente comprometida com a responsabilidade social.

Guiada por uma conduta empresarial ética, a companhia também revelou as práticas de governança que tem o compromisso com a perenidade do negócio. Certificações , premiações, canais de denúncia, o foco na saúde e segurança do trabalhador além da instituição de programas internos voltados à qualidade de vida do funcionário também estão listados no documento.

O compromisso contínuo com a inovação impulsionada pela parceria com a FINEP, além do investimento de R$ 20 milhões em modernização da produção, substituição de maquinário e entrada de novas tecnologias demonstram o avanço da Döhler na Era da transformação digital.

“Estamos orgulhosos em compartilhar este primeiro relatório de sustentabilidade que reafirma nossos compromissos com a responsabilidade social, cuidado com o meio ambiente e práticas de governança éticas e transparentes. Vamos seguir trabalhando por um futuro mais sustentável alinhado aos valores que sempre nortearam a Döhler. Convido nossos parceiros, clientes e toda a comunidade a conhecerem mais sobre nossas ações e a se juntarem a nós nessa jornada de transformação”, frisou Udo Döhler, presidente do Conselho de Administração da Döhler.

O relatório está disponível no site clicando aqui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também