Search

Zoho cria LLM própria e amplia portfólio de IA

Foto: divulgação.

A Zoho Corporation, empresa global de tecnologia, anunciou novos investimentos e soluções em inteligência artificial (IA).

Ele inclui o Zia LLM, seu modelo de linguagem proprietário de grande porte, Zia Agents, com mais de 25 agentes prontos para uso disponíveis no Agent Marketplace, o Zia Agent Studio, um criador de agentes sem código, e um servidor MCP (Model Context Protocol), que abre a vasta biblioteca de ações da empresa para agentes de terceiros.

“O anúncio reforça o compromisso de longa data da Zoho com a construção de tecnologias fundamentais voltadas à proteção de dados dos clientes, à profundidade das funcionalidades e à entrega de valor. Como nossas iniciativas de IA são desenvolvidas internamente, conseguimos oferecer ferramentas de ponta sem comprometer a privacidade dos dados ou a flexibilidade organizacional, democratizando o acesso à tecnologia mais avançada em escala global”, afirma Mani Vembu, CEO da Zoho.

Zia LLM: modelo de linguagem proprietário e otimizado para negócios  

A empresa lançou oficialmente o Zia LLM, seu próprio modelo de linguagem de grande porte, desenvolvido internamente com base na plataforma de computação acelerada por IA da NVIDIA.

Treinado com foco em casos de uso práticos dos produtos da Zoho,como extração de dados estruturados, sumarização, RAG (retrieval-augmented generation) e geração de código, é composto por três modelos distintos (com 1,3 bilhão, 2,6 bilhões e 7 bilhões de parâmetros), cada um treinado e otimizado separadamente para melhor contextualização.

A empresa também anunciou dois modelos próprios de Reconhecimento Automático de Fala (ASR), voltados para a conversão de fala em texto, nos idiomas inglês e hindi. Outros idiomas serão adicionados futuramente.

Embora ofereça integração com diversos modelos de LLM do mercado (como ChatGPT, Llama e DeepSeek), o Zia LLM reforça o compromisso com a privacidade dos dados, permitindo que as informações dos clientes permaneçam nos servidores da Zoho, sem necessidade de envio a provedores externos de nuvem.

Ele será implementado nos data centers da empresa nos EUA, Índia e Europa. O modelo está em fase de testes para uso interno em diversos aplicativos e estará disponível para os clientes nos próximos meses.

Agentes de IA prontos para uso imediato

Para promover a adoção rápida da tecnologia baseada em agentes, a empresa desenvolveu diversos agentes de IA nativos e integrados aos seus produtos. Eles atuam em tarefas específicas conforme o contexto de uso e função organizacional (como vendas, atendimento ao cliente e gestão de contas). Alguns exemplos:

  1. Nova versão do Ask Zia: o assistente de IA conversacional da Zoho agora tem novas habilidades em BI, voltadas a engenheiros de dados, analistas e cientistas de dados. O Ask Zia pode ajudar na criação de pipelines de dados, análise, geração de relatórios e até no início da construção de modelos de machine learning.
  2. Agente de Atendimento ao Cliente: presente no Zoho Desk, esse agente interpreta solicitações, entende o contexto e pode responder automaticamente ou encaminhar para um atendente humano, acelerando o suporte e a resolução de problemas.

Zia Agent Studio e Agent Marketplace

Anunciado no início do ano, o Zia Agent Studio agora tem uma experiência simplificada baseada em prompts (com opção de low-code) e acesso direto a mais de 700 ações dos produtos da empresa. Os agentes criados podem ser acionados de forma autônoma, via botão ou regras de automação, e também em conversas com clientes.

No momento do deployment, o agente pode ser configurado como um “colaborador digital”, respeitando as permissões e hierarquias definidas na organização. Os administradores podem acompanhar o comportamento, desempenho e impacto desses colaboradores digitais.

O Zoho Marketplace, que já conta com mais de 2.500 extensões e integrações, agora abriga o Agent Marketplace, um espaço dedicado à publicação de agentes de IA prontos para uso. Parceiros, desenvolvedores independentes e ISVs poderão em breve criar e disponibilizar seus próprios agentes na plataforma, facilitando ainda mais a adoção da IA por empresas.

Alguns agentes pré-criados já disponíveis incluem:

  • Especialista em crescimento de receita: identifica oportunidades de upsell e cross-sell e sugere a melhor abordagem de marketing para cada cliente.
  • Analisador de negócios: avalia negociações e fornece insights como probabilidade de sucesso, próximas ações e sugestões de follow-up.
  • Classificador de candidatos: analisa e classifica candidatos com base em requisitos da vaga, habilidades, experiência e outros critérios relevantes.

A empresa também adotou o Model Context Protocol (MCP), com um servidor próprio e biblioteca de ações que permite a clientes e agentes externos acessarem dados e funções dos aplicativos da empresa, respeitando sempre as permissões definidas por cada cliente. Mais de 15 aplicativos já fazem parte da biblioteca inicial de ações.

Próximos passos e roadmap

Até o fim do ano, a Zoho ampliará o número de parâmetros do Zia LLM. Também está prevista a expansão dos idiomas no modelo de fala para texto, com foco inicial em idiomas da Europa e Índia. Outras novidades incluem:

  • Lançamento do RLM (Reasoning Language Model)
  • Novas habilidades no Ask Zia, para suporte a times financeiros e de atendimento
  • Suporte ao protocolo Agent2Agent (A2A), que permitirá que agentes colaborem entre si e com agentes de outras plataformas.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também