O ano de 2025 termina com um marco que entra para a história da ACATE e de todo o ecossistema de inovação de Santa Catarina. Neste dia 2 de dezembro, em Paris, recebemos o prêmio Startup Ecosystem Stars 2025, na categoria Best-in-class Startup Programs, reconhecimento internacional que celebra organizações que impulsionam a inovação em diferentes partes do mundo. Esta foi a terceira edição do evento, organizado pela International Chamber of Commerce (ICC) e pela Mind the Bridge, com apoio da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), da Comissão Europeia e da Microsoft.
Ser escolhido entre os destaques globais coloca Santa Catarina em um novo patamar. Mostra que o que temos construído por aqui, com colaboração entre empresas, poder público e instituições de ensino, ultrapassa fronteiras e é considerado referência mundial.
Estar em Paris, representando a ACATE, foi um momento de grande orgulho, e também de muita responsabilidade. Esse prêmio não é resultado de um único projeto ou de uma ação isolada, mas da soma do trabalho de milhares de pessoas, que, ao longo dos anos, ajudaram a criar um ecossistema sólido e inovador, que hoje faz de Santa Catarina o 5º maior polo nacional no setor de tecnologia, como nos mostrou o Observatório ACATE 2025.
Em 2026, a ACATE completa 40 anos. Chegamos até aqui mais fortes, mais conectados e com muitos planos pela frente. Nosso desafio agora é aproveitar o que aprendemos e construímos até aqui para ampliar exponencialmente o impacto do setor de tecnologia, não apenas em Santa Catarina, mas em todo o país e globalmente. Queremos seguir fortalecendo os polos regionais, apoiando quem empreende, ajudando a formar talentos e estimulando um ambiente ainda mais favorável à inovação. Quando a ACATE começou em Florianópolis, no ano de 1986, presidida por José Fernando Xavier Faraco, tínhamos cerca de 10 associadas e 1,5 mil profissionais. Hoje, em todo o estado, somos quase 2 mil associados em um setor que emprega mais de 100 mil profissionais e exporta soluções para todo o mundo.
Temos muito a comemorar, mas ainda muito mais a fazer! Esse reconhecimento internacional é apenas um ponto de partida para tudo que ainda vem por aí. Estamos prontos para os próximos 40 anos, com orgulho do que somos e com a certeza de que o melhor ainda está por vir.