Siga nas redes sociais

Search

Como essa ONG está capacitando jovens nas escolas públicas para serem futuros empreendedores

Evandro Badin, diretor e superintendente da Junior Achievement no Brasil / Foto: Ricardo Zanetta

Segundo dados da Junior Achievement, cerca de 31% das pessoas entre 18 e 24 anos estão desempregadas e mais de 11 milhões não estudam e ou trabalham no Brasil. 

Para preparar essa parcela da população para o mercado de trabalho, a ONG, focada em educação prática em economia e negócios, oferece cursos totalmente gratuitos em todo o mundo. Em Santa Catarina, atua desde 1997 em 259 cidades e já beneficiou 684 mil jovens. 

Conversamos com Evandro Badin, diretor superintendente da Junior Achievement do Brasil e executivo da filial em Santa Catarina, para saber mais sobre a atuação da organização no estado. Confira o Economia SC Drops abaixo:

Qual a principal missão da Junior Achievement?

Evandro: Nossa missão é preparar e inspirar jovens a empreender. Para que isso aconteça, todos os anos as empresas parceiras, através de seus voluntários e os educadores capacitados pela entidade promovem ações para impactar e transformar a vida de crianças, adolescentes e jovens. Isso faz com que a Junior Achievement continue sendo a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios no mundo e a sétima ONG mais relevante. 

Como é a atuação da ONG em Santa Catarina?

Evandro: A Junior Achievement é mantida e administrada por empresas privadas que apoiam com recursos financeiros e cedem voluntários para aplicação dos programas educacionais, de metodologias próprias, nas escolas, em especial nas públicas, nas entidades e nas próprias mantenedoras – para os filhos de funcionários, jovens aprendizes, estagiários, trainees e colaboradores. Atuamos em três grandes eixos: empreendedorismo, finanças pessoais e preparação para o mercado de trabalho. São mais de 100 metodologias disponíveis em nível mundial, das quais Santa Catarina elegeu 12 para serem aplicadas em pessoas entre 8 e 25 anos. Todos os projetos são gratuitos, tanto para os participantes quanto para as instituições. Entre os destaques cotamos o “Innovation Camp”, “O Futuro do Trabalho”, “Meu Dinheiro Meu Negócio” e “Miniempresa”, ofertados em horário curricular e extracurricular. No ano passado, estivemos presentes em 259 cidades, algumas de forma presencial e, na maioria, no formato on-line, nesta última modalidade, temos três programas abertos mensalmente, através de lives e exercícios em plataforma virtual. 

Quais os diferenciais da JA?

Evandro: Um dos principais diferenciais é que não utilizamos recursos públicos, as empresas entendem que podem influenciar a formação empreendedora dos jovens através de profissionais do mercado, pessoas que têm formação acadêmica como docentes, mas que podem levar a realidade da economia e dos negócios. Outra especificidade é que utilizamos o método ‘aprender fazendo’ onde boa parte das nossas metodologias propõe ao adolescente ou jovem uma operação real no presente, uma ação, e não apenas uma preparação para o futuro. 

Qual a importância desse serviço para jovens e comunidade?

Evandro: Os benefícios são inúmeros, olhando para os jovens, a oportunidade de receber conteúdos que muitas vezes não estão disponíveis no currículo das escolas, proferidos por empreendedores reais, que atuam na sua cidade ou região. Despertamos o seu espírito empreendedor e contribuímos para que sejam pessoas mais preparadas, éticas, justas e conscientes de suas obrigações como cidadãos. Para as escolas, trata-se de um complemento curricular sem custos adicionais, acessando excelentes recursos e materiais de educação empreendedora. As empresas ganham também pois conseguem retribuir localmente, melhoram sua imagem, desenvolvem suas pessoas através do voluntariado e assumem verdadeiramente o seu papel de responsabilidade social, não apenas doando recursos, mas se envolvendo e atuando em todo o processo de aprendizagem e transformação propostos. A sociedade como um todo é beneficiada pois esse tipo de atividade cria mais oportunidades na cidade e no estado, gera mais riquezas e mais empregos, promove o desenvolvimento econômico e social com pessoas mais responsáveis e prontas para os desafios contemporâneos.

Quais os principais desafios vividos pela JA e pelos jovens que atende?

Evandro: Por outro lado, temos uma geração que carece de bons exemplos, que prefere a televisão ou o videogame porque não é estimulada em casa pelos pais, seja para aprender coisas novas ou para trabalhar quando já tem idade, porque recebe poucos desafios reais nas escolas, que não conseguem há anos andar no ritmo da tecnologia e dos interesses dessa geração. Então, o resultado são adolescentes e jovens apáticos, sem planos e objetivos. Embora os programas da entidade sejam modernos e atrativos, sem apoio e incentivo dos educadores e dos familiares, dificilmente eles buscam essa formação. Nós acreditamos no poder ilimitado da juventude e que a educação é o caminho para a redução da desigualdade. No cenário atual, no qual mais de 31% das pessoas que têm entre 18 e 24 anos estão desempregadas e mais de 11 milhões nem estudam e nem trabalham, isso se torna ainda mais relevante.

Quantos jovens já foram atendidos pela Junior Achievement em Santa Catarina? Quais os próximos passos?

Evandro: A Junior Achievement já envolveu 17,5 mil voluntários que compartilharam o seu tempo, experiências e conhecimentos através dos programas educacionais da entidade em centenas de escolas/entidades de 259 cidades catarinenses, trabalho que já beneficiou 684 mil jovens, desde sua fundação no estado em 1997. No mundo, a entidade foi criada em 1919 e já ultrapassou os 100 milhões de atendimentos em mais de 100 países, são 10,5 milhões de jovens beneficiados a cada ano.

Confira outras entrevistas do Economia SC Drops clicando aqui.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail