Siga nas redes sociais

Search

Robôs assistentes de moda, o novo personal shopper?

Compartilhe

Foto: SoftBank Robotics®

Já imaginou ser atendido por um robô assistente em uma loja física e esse robô tratar informações suas, com Inteligência artificial, para lhe ajudar nas escolhas assertivas dos looks e compras? 

Essa é a proposta do Pepper, um robô humanoide já está sendo utilizado como um assistente de moda por algumas lojas de varejo no mundo, fornecendo para os compradores informações sobre itens de vestuário disponíveis para venda, compras similares as anteriores dos clientes e composições de peças são exemplos de como a tecnologia está mudando nossa interação com a moda. 

Como descrito pela fabricante, a SoftBank Robotics®, “ele é um robô projetado para interagir com humanos”.

Com 120 cm de altura, não tem dificuldade em perceber seu ambiente e entrar em uma conversa quando vê uma pessoa.

A tela sensível ao toque em seu peito exibe conteúdo para destacar mensagens e apoiar a conversa, isso mesmo, Pepper conversa.

Desenvolvida na capital da moda mundial, em Paris, e hoje com base da empresa no Vale do Silício, a capital da tecnologia mundial, a Pepper já está em uso em mais de 70 países e desembarcou no Brasil em 2018.

Uma imagem contendo no interior, pessoa, mesa, computador

Descrição gerada automaticamente
Foto: SoftBank Robotics®

Para compreender o que um robô assistente de moda pode e faz, vamos olhar pela ótica de uma profissional conhecida de Personal Shopper, que é um profissional especializado em compras inteligentes. Esse serviço existe há tempos e está ficando mais conhecido pelo benefício e satisfação dos clientes.  

Foto: Envato

A missão do personal shopper é ajudar seus clientes a realizarem o consumo consciente, ou seja, a melhor compra, seja para peças de uso pessoal ou para presentes.

Com esse serviço o cliente consegue fazer uma compra consciente, planejada, pensando no melhor custo-benefício de acordo com o orçamento disponível, além de conseguir identificar seu tipo físico e as lojas e marcas que melhor combinam com seu estilo.

Quando a gente associa qualquer consumo a um objetivo inteligentemente definido, pesquisa várias possibilidades pra suprir a demanda dessa compra, avalia na prática a versatilidade e o custo-benefício dessas possibilidades dentro de tempo e orçamento pré-determinados, isso é um consumo consciente!

Então consumir consciente não é não comprar. É compreender, com emoção e na prática, as demandas que a gente quer suprir, e fazer isso racionalmente.

A tecnologia está mudando nossa moda! Atualmente temos soluções para experimentar roupas e acessórios com o provador virtual, como o FXMirror, que ao ficar em frente ao display, ou “espelho inteligente”, um avatar personalizado do consumidor é projetado na telona, mostrando em tempo real como ele ficaria ao vestir as roupas desejadas. 

FXgear Produces An Augmented Reality Fitting Mirror Solution — Visual  Atelier 8
Foto: FXMirror.

Imagine uma experiência de compra que lhe permite colocar todas as suas marcas de moda favoritas ao mesmo tempo, sem ter que experimentar cada item fisicamente, utilizando a tecnologia baseada em realidade aumentada.

O FXMirror é uma solução de adaptação virtual que mede as medidas corporais de um cliente. O uso é bastante simples, o cliente fica em frente a um display que mostra roupas em 3D, criadas a partir de fotos reais, que são colocadas sobre o avatar do cliente no display. 

As experiências de compras estão sendo impactadas pela tecnologia, de forma positiva, trazendo dinamismo e conveniência.

Estamos vendo grandes players do mercado investirem em tecnologias para o atendimento. Os novos recursos digitais comprovam que, dentro de alguns anos, não precisaremos mais sair de nosso lar para provar as roupas de uma nova coleção.

Algumas Startups têm alcançado vários clientes pelo mundo, através destas tecnologias/plataformas se pode obter recomendações de roupas apropriadas a cada arquétipo, fornecendo poucos dados pessoais à empresa.

Acredito que veremos ao longo deste ano algumas empresas testando e implantando em suas lojas no Brasil essas tecnologias. Estamos prontos para tal mudança?

Compartilhe

Fashion designer falante criativa e muito sonhadora. Empreendedora na Moda. Precursora com a tecnologia de impressão 3D na moda Brasil. Fundadoea da Black Purpurin. Ganhadora do prêmio empresa referência em economia criativa 2019. Especialista em design de moda e sustentabilidade de produto.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail