Siga nas redes sociais

Search

Startup aposta em plataforma de terapia holística e mira público corporativo

Foto: divulgação.

Desde o início da pandemia, a saúde mental vem sendo fortemente impactada. Segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde, 4 em cada 10 brasileiros tiveram problemas de ansiedade desde então.

Esse impacto fez com que muitas pessoas recorressem a terapias holísticas, que englobam um conjunto de tratamentos que buscam promover a saúde e prevenir doenças com base em princípios que focam, especialmente, em métodos de relaxamento. Grande parte das técnicas têm origem em braços da medicina oriental, misturando conhecimentos práticos e científicos.

Foi nesse período que a startup Guia da Alma, sentiu seu maior crescimento. O Economia SC Drops conversou com os co-fundadores da plataforma, Rodrigo Roncaglio (CEO) e Liana Chiaradia (CMO) para entender o que as pessoas estão buscando os serviços de terapia holística nesse período em que a saúde mental está fragilizada. Confira abaixo:

Como surgiu a ideia do Guia da Alma?

Liana: A primeira ideia surgiu durante um Startup Weekend em 2015 em Florianópolis. Mas foi em 2016 que o Guia da Alma foi ao ar. A partir de uma busca pessoal por um estilo de vida mais saudável, percebemos a necessidade de uma plataforma que reunisse conteúdos e profissionais da área. No mesmo ano ançamos um blog, em 2017 a primeira versão da plataforma de terapias holísticas e, em 2018, nosso programa de saúde mental para empresas. Durante esse tempo, recebemos duas rodadas de investimento (a última no ano passado), passamos por programas de capacitação e seguimos em crescimento, com diversas novidades para os próximos meses.

Como a plataforma funciona?

Rodrigo: Atendemos empresas que desejam melhorar a cultura, retenção e produtividade. Oferecemos um benefício que inclui palestras, práticas recorrentes, treinamentos para líderes, sessões de terapias individuais, mapeamento de saúde mental, entre outros. Também atendemos pessoas que buscam sessões para autoconhecimento e bem-estar, al[em de terapeutas holísticos que desejam profissionalizar seu trabalho. 

Qual a importância de um portal que reúne diferentes modalidades terapêuticas?

Liana: Quando pensamos em saúde, geralmente avaliamos como está o nosso físico. Mas a saúde vai muito além disso. Ela também compreende nossos aspectos mentais, emocionais, sociais e energéticos. Essa é a proposta das terapias holísticas e complementares: levar em conta todas as áreas da nossa vida, entender as origens de nossos desequilíbrios e melhorar nosso bem-estar através do autoconhecimento. Quando nos fortalecemos emocionalmente e mentalmente, nos tornamos mais resilientes para lidar com os desafios do dia a dia. É por esse motivo que cada vez mais pessoas têm buscado essas práticas. E também empresas: quanto mais a saúde mental dos colaboradores estiver em dia, mais feliz e produtivo é o trabalho.

Vocês sentiram que a demanda por serviços terapêuticos aumentou durante a pandemia?

Rodrigo: Sim! O Guia da Alma nasceu como uma solução de saúde online. Com a pandemia, o isolamento social e o aumento no índice de problemas de saúde mental, a busca por terapias online cresceu muito. E estávamos prontos para atender pessoas e empresas de maneira remota. Só no ano passado crescemos aproximadamente 96% no faturamento.

Quais os planos para 2022?

Rodrigo: Sim, com o investimento recentemente recebido, nosso plano é expandir e triplicar o faturamento anual, duplicar a equipe e crescer ainda mais no segmento corporativo com o Guia da Alma para Empresas.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail