Siga nas redes sociais

Search

A estratégia de se adaptar

Foto: AdobeStock

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”, disse Charles Darwin.

Essa frase é citada há muito tempo e, a cada dia que passa, se torna mais atual. Afinal, vemos ela se validar na prática, todos os dias, principalmente no que diz respeito ao mundo dos negócios.

Uma coisa é fato: não há mais espaço para tradicionalismo no mercado. Portanto, inovar é preciso. É isso o que vai definir a competitividade de uma corporação.

Aquilo que torna seu negócio relevante hoje, pode ser o que o tornará obsoleto amanhã. Partindo destas afirmações é importante fazer parte da estratégia corporativa um conceito e uma abordagem de estratégia adaptativa.

O conceito é totalmente aderente às novas necessidades do mercado e do mundo VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity) – BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible), porque parte do princípio que, se tudo muda o tempo todo e nada é o que a princípio parece ser, e essa máxima pode ser aplicada nos mais diferentes cenários, é importante preparar as equipes para lidar com obstáculos inesperados e dar visibilidade a elas a respeito da importância do seu papel no todo, seja em uma estratégia, seja em um projeto, seja em um plano ou seja em qualquer ação.

O conceito de estratégia adaptativa é formado por quatro elementos que são:

  • Obsessão pelo Cliente: na qual a Amazon afirma que os funcionários e líderes devem trabalhar para manter a confiança dos clientes acerca do negócio. A obsessão pelo consumidor, no entanto, não faz parte apenas da realidade do e-commerce, mas sim vem guiando o rumo de diversas organizações pelo mundo.
  • Cultura Organizacional: é a cultura em seu sentido antropológico, existente em uma organização, e que é composta por práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além de princípios, crenças, cerimônias, políticas internas e externas, sistemas, jargão e clima organizacional.
  • Agilidade: É a capacidade de mudar de direção rapidamente. Ela é dependente da velocidade e da força.
  • Gestão de Dados: é o gerenciamento de dados compreende todas as disciplinas relacionadas ao gerenciamento de dados como um recurso valioso.

Os conceitos de estratégia adaptativa, vem sendo cada vez mais inseridos dentro da estratégia empresarial, a fim de que as corporações possam se manter sustentáveis, lucrativas e cada vez mais atraentes as suas partes interessadas, em um mundo pós e ainda “durante” cenário pandêmico.

Esse mundo que estamos vivendo é frágil e parte do princípio de que o que temos certeza hoje pode virar uma incerteza amanhã.

Compartilhe

CEO da GMO Sistemas

Leia também

Receba notícias no seu e-mail