Siga nas redes sociais

Search

Core banking: o suporte por trás do sucesso das fintechs

Foto: jamesteohart/AdobeStock

“Banking is essential, banks not.” A frase dita por Bill Gates em 1994, que numa tradução livre significa “serviços bancários são essenciais, bancos não”, pode ter soado exagerada à época, mas hoje ela faz todo sentido.

Com a abertura de dados no setor bancário e o aumento da autonomia do consumidor, fica cada vez mais claro como a descentralização de poder das grandes instituições já é uma realidade.

Prova disso é que o número de startups financeiras, as fintechs, tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. 

Segundo pesquisa da plataforma Distrito, entre os anos de 2016 e 2022 o número de fintechs cresceu 63%, chegando a 1.289 organizações no primeiro trimestre deste ano.

Os consumidores sabem que hoje o setor bancário oferece muito mais possibilidades por meio de plataformas digitais. Assim, buscam os serviços que oferecem as soluções que mais correspondem às suas expectativas.

Por trás de uma empresa que se destaca neste mercado de ampla concorrência, existem ferramentas que viabilizam a conexão entre sistemas financeiros e o compartilhamento de dados de clientes de forma eficiente e segura.

Graças a elas, a digitalização dos serviços financeiros é possível. Uma das principais é o chamado core banking, que é justamente um dos mecanismos que torna possível a integração das atividades de um sistema bancário.

É por meio dele, por exemplo, que operações financeiras em vários canais são processadas e os mais diversos serviços de instituições financeiras, de todos os portes e perfis, são gerenciados.

Tudo isso de uma forma simplificada, ágil, segura e acessível para empresas e clientes. Pensando na importância do tema, separei quatro pontos essenciais para entender como o core banking funciona.

O QUE É CORE BANKING?

Core banking é uma estrutura de back-end, a parte da programação que está por trás da aplicação com a qual o usuário interage diretamente.

É nesse âmbito que são organizadas as conexões necessárias para realizar operações bancárias em uma interface.

O core banking é o que processa as transações financeiras feitas em aplicativos de fintechs, cooperativas, securitizadoras, factoring, entre outros serviços financeiros digitais, conectando esses diferentes serviços para efetivar as movimentações.

É a partir dessa estrutura que tanto bancos tradicionais, quanto empresas dos mais variados segmentos, podem fazer parte deste movimento de digitalização. Para isso, é possível terceirizar seu desenvolvimento, por meio da contratação de empresas especializadas em core banking.

QUEM PODE IMPLEMENTAR?

A transformação do mercado financeiro, impulsionada pela tecnologia e por movimentos como o Open Banking permite que negócios dos mais diversos setores também possam oferecer serviços financeiros.

Além dos bancos tradicionais, das fintechs e das cooperativas, empresas de varejo, alimentação e quaisquer outras podem aderir ao que chamamos de BaaS (Banking as a service).

Por isso, toda empresa interessada em entrar nesse mercado pode (e deve) implementar uma ferramenta de core banking como base para seus serviços financeiros. E é a partir dessa estrutura que podem então ser desenvolvidas as funcionalidades de uma aplicação com as soluções que a empresa deseja oferecer. 

COMO PODE AJUDAR A EMPRESA?

Uma palavra-chave para a importância do core banking é o processamento. Ele é a ferramenta responsável por processar transferências, depósitos, empréstimos e todas as conexões que viabilizam a usabilidade de um aplicativo.

Não é à toa que “core”, do inglês, significa “núcleo”. Como estrutura de back-end, o core bancário é o meio que efetua todas as atividades relacionadas aos dados do usuário.

Além de criar as conexões necessárias para a realização de transações financeiras, essa programação também é essencial para a disponibilização de serviços como investimentos, cálculo de juros, criação de novas contas e comunicação entre a empresa e o cliente, através do app.

QUAIS BENEFÍCIOS PARA EMPRESAS E CLIENTES?

Contar com uma boa ferramenta de core banking faz toda a diferença na forma como os serviços financeiros são oferecidos para os clientes.

Assim, tanto a empresa quanto os usuários são beneficiados por uma plataforma de qualidade, que preza pela experiência do usuário, eficiência e segurança da aplicação.

Mais do que estruturar processos de maneira robusta, uma plataforma adequada de core banking traz benefícios práticos e financeiros para a empresa, que ganha com expertise operacional de uma empresa especializada, redução de custos operacionais, pois a mão de obra própria para a operação não se faz necessária, utilização de uma programação já testada e com acompanhamento contínuo, possibilidade de adaptação e inserção de novos serviços na plataforma com mais facilidade; e regularização dos serviços e contato com o Banco Central (compliance) através da empresa terceirizada, evitando burocracias.

O core banking também é essencial para que a usabilidade dos serviços seja fluida e para que as necessidades dos usuários sejam atendidas.

Para os clientes, os benefícios também são vários: diversos serviços financeiros em um local centralizado, liberdade para acesso em qualquer lugar, a qualquer hora, com garantia de segurança e praticidade e simplificação de atividades financeiras, como transferências e aplicações.

Ao reter usuários interessados e oferecer serviços financeiros digitais ideais às suas necessidades, a empresa garante uma nova fonte de renda.

Compartilhe

CEO da CashWay

Leia também

Receba notícias no seu e-mail