Siga nas redes sociais

Search

Transformação digital no franchising: a tecnologia deve estar no centro do planejamento estratégico da rede

Foto: divulgação.

A transformação digital aplicada ao segmento de franquias foi o tema do painel do qual participei na ABF Franchising Week, maior evento do Brasil dedicado ao setor, que aconteceu em São Paulo (SP) entre os dias 20 e 24 de junho. O painel foi realizado a convite da direção da ABF e mediado por Tiago Pessoa de Mello, CPO da Stone, que é cliente da nossa plataforma.

Aproximadamente 65 mil pessoas visitaram a feira ao longo dos quatro dias de evento e 457 marcas estiveram lá, apresentando seus produtos e serviços. Estivemos presentes na estrutura montada pelo Grupo SMZTO, maior grupo de investimentos em franquias do país. Para a Yungas, foi uma oportunidade de conversar com várias redes, e inclusive de conhecer pessoalmente alguns clientes (esse foi, afinal, o primeiro grande evento do setor de franchising realizado depois do início da pandemia).

No painel, falei aos franqueadores sobre a importância de se contar com um bom programa de excelência em redes de franquias, assunto que já abordei anteriormente aqui na coluna. É por meio do programa de excelência, afinal, que a franqueadora ajuda seus franqueados a ter sucesso e, com o sucesso das unidades, vem o sucesso da rede como um todo.

Muitos franqueadores, porém, têm dificuldades justamente na execução do programa de excelência: uma vez elaborado o programa e definidos seus indicadores, como partir para a prática? Como acompanhar a evolução desses indicadores? E como desenvolver ações estratégicas e preventivas a partir disso?

Os franqueadores devem fornecer aos franqueados ferramentas tecnológicas voltadas ao programa de excelência, que possam ajudá-los na conquista de metas predeterminadas. O programa de excelência por si só, isolado em uma planilha de Excel, por exemplo, não vai ser efetivo: o franqueado não tem como acessar, engajar, acompanhar resultados em tempo real. Um sistema especializado permite padronizar, automatizar e mesmo gamificar o programa de excelência, e também, bonificar ou penalizar os franqueados de acordo com critérios específicos e justo, o que de fato incentiva a melhoria contínua das unidades.

Uma das perguntas feitas durante o painel foi a respeito do engajamento, um dos indicadores que usamos no programa de excelência da nossa plataforma: mesmo sendo de vital importância para a boa performance das redes, o engajamento normalmente não é medido ou analisado pela maioria dos franqueadores. Contextualizei, na apresentação, como a Yungas, por meio do programa de excelência e da tecnologia especializada por trás dele, ajuda a ampliar o engajamento e criar um melhor relacionamento entre franqueadores e franqueados.

O programa de excelência estruturado com o auxílio da tecnologia é um ótimo exemplo do que se trata a transformação digital, da qual tanto se fala no mercado nos últimos anos. A verdadeira transformação digital, afinal, passa pelo diagnóstico da situação da empresa, pelo alinhamento de objetivos relacionados, pela implementação da estratégia por meio da tecnologia, e por testes e análises constantes, com avaliações da evolução ou de eventuais pontos que ainda exigem melhorias.

Na nossa plataforma, temos indicadores consolidados (satisfação, engajamento, padronização e faturamento) que formam nosso programa de excelência, e por meio dos quais conseguimos mensurar como está a “saúde” de cada unidade de franquias, ajudando a franqueadora a tomar decisões mais acertadas. A aplicação da tecnologia, afinal, de nada serve se não estiver associada a um planejamento estratégico baseado nos pilares da empresa.

Compartilhe

CEO da Yungas

Leia também

Receba notícias no seu e-mail