Como um sonho de 50 anos atrás se transformou em um bairro planejado em Balneário Camboriú

Já faz mais de cinco décadas desde que o empresário Aujor Fernandes Silvestre adquiriu um terreno de cerca de 900 mil metros quadrados às margens da BR-101, próximo a Balneário Camboriú. Visionário, enfrentou a dúvida de muita gente que desacreditava na valorização do lugar, com a certeza de que construiria ali um grande empreendimento.

Foi apenas 50 anos depois, quando a família conheceu Thiago Cabral, CEO da Embralot, uma das construtoras de referência da região, que o sonho passou a ser executado para tornar o Colinas de Camboriú Village, um bairro planejado exclusivo e irreplicável na região.

Nesta entrevista, Thiago conta sobre os desafios e o que faz do local um investimento visado até por estrangeiros:

Como se deu o início do projeto do Colinas de Camboriú Village?

Thiago: O projeto de criar esse bairro planejado único em uma região com o metro quadrado mais valorizado do país começou a cerca de 13 anos e, efetivamente, vem sendo desenvolvido há 10 anos. Tive a oportunidade de conhecer a família Silvestre, seu Aujor, sua filha, Luian e Aujor Filho, e descobrir esse sonho que eles tinham de construir um empreendimento único no espaço.  O sr Aujor é realmente um visionário, que entendeu, em uma época onde a economia da região era ainda incipiente, que um terreno dessa magnitude, às margens da BR 101, teria um valor inestimável com o crescimento urbano da região. A Embralot vem para executar esse sonho, com um projeto irreplicável, já que este é o último vazio urbano junto a Balneário Camboriú que proporciona lazer, moradia e trabalho em um só lugar, que valoriza a qualidade de vida. Ao longo dessa década, o Colinas de Camboriú Village foi tomando corpo para se tornar um dos bairros planejados de melhor infraestrutura do país, chamando a atenção de pessoas de todos os lugares, justamente por permitir aos moradores estar ao lado de uma das cidades litorâneas mais famosas do país – talvez do mundo, que é Balneário Camboriú, e ao mesmo tempo ter mais qualidade de vida, fazer tudo a pé e ainda estar em contato com a natureza.

Quais os desafios que um empreendimento como este trouxe para a Embralot?

Thiago: A estruturação de muitas questões ocorreram ao longo de 10 anos. Além da questão burocrática, fomos agregando valor por entender que era possível trazer cada vez mais opções para o espaço, tudo isso exige não só tino comercial, mas organização e estrutura para tirar as ideias do papel e colocá-las em prática com qualidade. Um bairro planejado dessa magnitude é um projeto de longo prazo. Isso significa que, além de tirar um sonho do papel, estamos criando um espaço que estará em constante evolução, para priorizar a qualidade de vida dos moradores. Não é um projeto que você cria, executa e entrega, finalizando o trabalho, é praticamente um projeto de vida, onde nos colocamos no lugar do morador, para entender o que, de fato, fará a diferença em sua vida ao longo dos anos. Foi por isso, por exemplo, que criamos o Colinas Center, um complexo empresarial anexo ao bairro com várias comodidades, infraestrutura de lazer, gastronomia, hospedagem e saúde.

Muito se discute sobre a convivência das pessoas com o meio urbano. Como o empreendimento une estes dois pontos?

Thiago: Primeiramente, acreditamos que é possível resgatar algo que estamos perdendo, que é o senso de comunidade. Você conhece e conversa com o seu vizinho? Seu filho pode brincar na rua, com segurança? A maioria das pessoas vai responder que não. No bairro planejado, configuramos ruas e setores para garantir ambientes de lazer e convivência que resgatam esse convívio, sem abrir mão da segurança, fator essencial atualmente. O acesso às áreas de lazer, educação e pontos empresariais e comerciais podem ser acessados, em sua maioria, em sete minutos a pé do setor residencial, as ruas largas e calçadas bem projetadas também proporcionam mobilidade. Esses são diferenciais que chamam a atenção, inclusive, de investidores de fora do país e fazem do Colinas de Camboriú Village um investimento com valorização de 20% ao ano. Estamos em uma região de alta procura, com diferenciais que brilham os olhos: morar bem, com segurança e mobilidade, em uma região única, com fácil acesso ao centro da cidade e as praias mais desejadas, como a praia Brava.

Veja como será o bairro planejado em Balneário Camboriú.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais