Siga nas redes sociais

Search

Como um sonho de 50 anos atrás se transformou em um bairro planejado em Balneário Camboriú

Foto: divulgação.

Já faz mais de cinco décadas desde que o empresário Aujor Fernandes Silvestre adquiriu um terreno de cerca de 900 mil metros quadrados às margens da BR-101, próximo a Balneário Camboriú. Visionário, enfrentou a dúvida de muita gente que desacreditava na valorização do lugar, com a certeza de que construiria ali um grande empreendimento.

Foi apenas 50 anos depois, quando a família conheceu Thiago Cabral, CEO da Embralot, uma das construtoras de referência da região, que o sonho passou a ser executado para tornar o Colinas de Camboriú Village, um bairro planejado exclusivo e irreplicável na região.

Nesta entrevista, Thiago conta sobre os desafios e o que faz do local um investimento visado até por estrangeiros:

Como se deu o início do projeto do Colinas de Camboriú Village?

Thiago: O projeto de criar esse bairro planejado único em uma região com o metro quadrado mais valorizado do país começou a cerca de 13 anos e, efetivamente, vem sendo desenvolvido há 10 anos. Tive a oportunidade de conhecer a família Silvestre, seu Aujor, sua filha, Luian e Aujor Filho, e descobrir esse sonho que eles tinham de construir um empreendimento único no espaço.  O sr Aujor é realmente um visionário, que entendeu, em uma época onde a economia da região era ainda incipiente, que um terreno dessa magnitude, às margens da BR 101, teria um valor inestimável com o crescimento urbano da região. A Embralot vem para executar esse sonho, com um projeto irreplicável, já que este é o último vazio urbano junto a Balneário Camboriú que proporciona lazer, moradia e trabalho em um só lugar, que valoriza a qualidade de vida. Ao longo dessa década, o Colinas de Camboriú Village foi tomando corpo para se tornar um dos bairros planejados de melhor infraestrutura do país, chamando a atenção de pessoas de todos os lugares, justamente por permitir aos moradores estar ao lado de uma das cidades litorâneas mais famosas do país – talvez do mundo, que é Balneário Camboriú, e ao mesmo tempo ter mais qualidade de vida, fazer tudo a pé e ainda estar em contato com a natureza.

Quais os desafios que um empreendimento como este trouxe para a Embralot?

Thiago: A estruturação de muitas questões ocorreram ao longo de 10 anos. Além da questão burocrática, fomos agregando valor por entender que era possível trazer cada vez mais opções para o espaço, tudo isso exige não só tino comercial, mas organização e estrutura para tirar as ideias do papel e colocá-las em prática com qualidade. Um bairro planejado dessa magnitude é um projeto de longo prazo. Isso significa que, além de tirar um sonho do papel, estamos criando um espaço que estará em constante evolução, para priorizar a qualidade de vida dos moradores. Não é um projeto que você cria, executa e entrega, finalizando o trabalho, é praticamente um projeto de vida, onde nos colocamos no lugar do morador, para entender o que, de fato, fará a diferença em sua vida ao longo dos anos. Foi por isso, por exemplo, que criamos o Colinas Center, um complexo empresarial anexo ao bairro com várias comodidades, infraestrutura de lazer, gastronomia, hospedagem e saúde.

Muito se discute sobre a convivência das pessoas com o meio urbano. Como o empreendimento une estes dois pontos?

Thiago: Primeiramente, acreditamos que é possível resgatar algo que estamos perdendo, que é o senso de comunidade. Você conhece e conversa com o seu vizinho? Seu filho pode brincar na rua, com segurança? A maioria das pessoas vai responder que não. No bairro planejado, configuramos ruas e setores para garantir ambientes de lazer e convivência que resgatam esse convívio, sem abrir mão da segurança, fator essencial atualmente. O acesso às áreas de lazer, educação e pontos empresariais e comerciais podem ser acessados, em sua maioria, em sete minutos a pé do setor residencial, as ruas largas e calçadas bem projetadas também proporcionam mobilidade. Esses são diferenciais que chamam a atenção, inclusive, de investidores de fora do país e fazem do Colinas de Camboriú Village um investimento com valorização de 20% ao ano. Estamos em uma região de alta procura, com diferenciais que brilham os olhos: morar bem, com segurança e mobilidade, em uma região única, com fácil acesso ao centro da cidade e as praias mais desejadas, como a praia Brava.

Veja como será o bairro planejado em Balneário Camboriú.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail