Siga nas redes sociais

Search

Sebrae/SC reúne lideranças do Vale do Itajaí para discutir iniciativas de inovação e empreendedorismo na região

Foto: divulgação.

Fomentar o empreendedorismo sempre foi a bandeira do Sebrae/SC, que nas últimas semanas tem percorrido as oito regionais catarinenses para ouvir da comunidade os principais desafios neste sentido.

Nesta quarta-feira, dia 27, no Centro de Inovação Blumenau (CIB), a entidade reuniu lideranças do Vale do Itajaí para apresentar seu trabalho.

Só no ano passado os investimentos na região foram de R$ 11,4 milhões, além de 24 projetos, 23 parcerias e 7 Salas do Empreendedor e 12 mil empresas atendidas.

O encontro foi conduzido pelo diretor técnico da entidade, Luc Pinheiro:

“Durante a pandemia aceleramos a digitalização do Sebrae/SC e também potencializamos o nosso atendimento em projetos estratégicos a empresas de pequeno porte. Hoje temos mais de 120 Salas do Empreendedor no estado, criadas em parceria com as prefeituras, para apoiar o MEI e o marketshare do Sebrae foi corrigido para atender mais EPPs. Hoje elas representam 50% dos nossos atendimentos”.

Atualmente, 25% dos atendimentos são voltados ao MEI e cerca de 30% são MEs. São mais de 500 soluções de empreendedorismo e 93% da atuação é focada em consultorias para ampliar os resultados das empresas.

Este ano, a entidade iniciou um projeto para acelerar negócios de todos os setores, com o Startup State.

“Queremos apoiar a inovação inclusive em negócios tradicionais, oferecendo consultorias e projetos que possam potencializar o crescimento dos negócios em todo o território catarinense”, complementa o diretor.

Um dos investimentos que apoia este processo é o aumento dos Agentes Locais de Inovação, de 80 para 240 profissionais dedicados, sendo 34 deles atuando no Vale do Itajaí.

A desburocratização também é outro ponto de destaque no trabalho da entidade. Atualmente, Santa Catarina é o quarto estado com o menor tempo de abertura de empresas e o segundo estado no número de atividades dispensadas de alvarás para abertura.

DESAFIOS

Após apresentar os resultados da entidade, ele abriu o evento para discussão e troca de ideias sobre possibilidades para potencializar o empreendedorismo da região.

A melhoria do ambiente de negócios, que já vem sendo realizada nos últimos anos, foi apontada como um caminho essencial para a região.

A mediação com entidades para dirimir desafios na formalização dos negócios e a melhoria do ambiente de negócios do setor têxtil foram outros pontos levantados.

Participaram do encontro o Economia SC, Prefeitura de Blumenau, Associação de Municípios do Vale Europeu, Sesc, Senai, Convention Bureau Blumenau, Sinduscon, Simmmeb, Ampe Gaspar, Associação Empresarial de Gaspar, Ampe Blumenau, Prefeitura de Timbó, CREA, Prefeitura de Indaial, Viacredi, Central Ailos, Fiesc, Sintex e CDL Blumenau.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail