Siga nas redes sociais

Search

O que é o SSI e como aumentar a pontuação no Linkedin?

Ana Paula Dahlke, fundadora do Economia SC e Economia SP.

Desde que sou usuária do Linkedin, ouço pessoas dizendo que “nunca conseguiram fazer negócios lá”. Fato é que o Linkedin é um lugar para você vender sua imagem profissional e da sua empresa. No entanto, é preciso ter cautela e não cair no clichê, ser invasivo e até mesmo inflar o seu ego.

A melhor coisa que você faz pelo seu sucesso no Linkedin é ser você mesmo(a), no seu próprio perfil. Em palavras mais simples: não fique enchendo o saco das pessoas na sua rede. Se o conteúdo for relevante, naturalmente elas vão se engajar. 

Desde que comecei a usar o Linkedin para alavancar o meu negócio há quase 3 anos, eu defini algumas estratégias para ter mais um canal de divulgação das notícias, converter em cliques para o meu site e ao mesmo tempo aumentar a audiência.

Mas qual é a minha estratégia? Basicamente: compartilho o link das notícias no perfil do Economia SC, quando tem aspas de alguém na matéria marco o @ da pessoa no post, compartilho algumas notícias no meu perfil pessoal. E só! 

Agora vamos a outro ponto: existe um indicador que mostra como você está se portando diante do Linkedin e ele pode dar norte a uma estratégia para você conseguir alcançar seus objetivos.

O Social Selling Index (SSI) analisa a capacidade de cada usuário no processo de venda através da rede social, basicamente, o que era uma plataforma de interação social corporativa, pode se tornar uma máquina de vendas. A partir de uma pontuação, que vai de 0 a 100, quatro pontos são analisados no perfil:

  • Estabelecer sua marca profissional
  • Localizar pessoas certas
  • Interagir oferecendo insights
  • Criar relacionamentos

Este é o relatório mais recente do meu SSI, extraído no dia 19 de agosto (de 2022, caso alguém leia mais para frente). Aqui vão algumas dicas para você conseguir aumentar o seu também:

  • Expandir a sua rede de contatos é o primeiro caminho. Não espere que as pessoas venham até você. Procure potenciais nomes que possam se tornar possíveis clientes ou pessoas que engajam a partir de filtros como: empresas que trabalham, cargos, distância etc…
  • Assim como você dá aquela espiadinha que às vezes se torna horas no Instagram, dedique-se a cultivar relacionamentos pelo Linkedin. Isso inclui: curtir posts, comentar, compartilhar conteúdos da sua área e até mesmo criar artigos (esse último aumenta muito o score), mas não esqueça: um conteúdo de qualidade é mais valioso do que compartilhar vários que não agregam em nada.
  • Utilize palavras-chave para expandir o alcance do que você publica. As famosas # estão aí para serem usadas. Mas cuidado com as que são clichês e até mesmo banidas das redes sociais e que podem prejudicar o seu conteúdo. 

Por último: quer saber seu score? Acesse o link clicando aqui e clique em “Get your Score”. Se quiser compartilhar nos comentários, fique à vontade! Vamos crescer juntos e juntas!

Leia outros artigos da Ana Paula Dahlke clicando aqui.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail