Siga nas redes sociais

Search

10 cidades concentram 80% das startups em SC

Foto: Tales Henn/AdobeStock

Estudo inédito do Sebrae/SC mapeou 1.301 startups no estado, com informações sobre localização, modelos de receitas, faturamento médio, com a maturidade e estágios dos negócios.

De acordo com o levantamento, 10 cidades concentram 80% das startups catarinenses, sendo Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma e Chapecó os principais polos.

Quase 43% das empresas estão na etapa de operação, tendo já passado pelos estágios de ideação e validação e apenas 6% das startups estão em momento de escala.

Para o mapeamento, foram examinadas empresas de inovação e de tecnologia a partir de um trabalho minucioso de pesquisa e consulta ao banco de dados da entidade e de parceiros que fazem parte do ecossistema, além de informações públicas do governo.

O mapeamento mostra que as oportunidades se estendem por todo o estado: dos 295 municípios catarinenses, 78 possuem ao menos uma startup, e dentre as empresas estudadas, 120 estão nas regiões do Oeste (7%) e Meio Oeste (3%).

Dados sobre o faturamento são expressivos. Consideradas Empresas de Pequeno Porte (EPPs), ao menos 316 empresas conquistaram entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões de faturamento e 41 estão acima desses valores, sendo enquadradas como médias ou grandes empresas.

Para atingir esses números, 32% dos negócios geram receita através de SaaS (Software as a Service). Em relação aos modelos de negócio, 612 empresas fazem tecnologia para outras empresas (B2B), enquanto 292 comercializam soluções que ocorrem entre empresas, mas com o objetivo de atingir o consumidor final (B2B2C).

Através da pesquisa é possível perceber não só o crescimento do ecossistema no estado, como também a maturidade: das startups mapeadas, 589 estão há 5 anos ou mais no mercado.

Além disso, 43% estão em fase de operação, que é quando o negócio já conseguiu validar seu MVP (Produto Mínimo Viável) e chegar à versão oficial do produto ou serviço, e 23% em fase de tração, quando a startup já está consolidada e agora precisa expandir a operação e aumentar a carteira de cliente.

Um dos desafios do ecossistema catarinense está na diversidade de gênero entre os sócios e co-fundadores: 85% deles são homens, com a participação feminina ainda pouco representativa. Já no contexto de idade, a maior faixa está entre 31 e 40 anos, ao menos 46% do público mapeado.

Para Carlos Henrique Fonseca, diretor superintendente do Sebrae/SC, o estudo revela as características que fazem do estado polo de referência em startups:

“Não tenho dúvidas de que explorando a potencialidade das nossas startups e unindo forças com a equipe dedicada que temos no Sebrae/SC, seremos cada vez mais referência, provando nosso potencial para o desenvolvimento do ecossistema de inovação e tecnologia de Santa Catarina e do país”.

Desde 2021, dados apontam Santa Catarina como líder em número de startups no Brasil

A análise realizada pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e Accenture, aponta Santa Catarina como líder absoluto em número de startups no Brasil levando em consideração o número de habitantes.

No ano passado, houve crescimento de 28,4% no número de empresas e Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma e Chapecó são os polos com maior concentração de startups e referência em tecnologia, ficando entre as 10 regiões do Brasil com maior faturamento médio do setor.

O ecossistema de tecnologia e inovação gerou 67 mil empregos no estado, tendo 17 mil empresas na área, 15 centros de inovações e 8 parques tecnológicos.

De acordo com o Tech Report, estudo da ACATE, o estado catarinense é o 6º do Brasil com maior percentual de alunos do ensino superior com cursos voltados às competências de tecnologia, o que mostra que o ecossistema do estado tende a crescer ainda mais no futuro.

“O ecossistema está em constante evolução. Estudos assim nos ajudam a tomar decisões baseadas em dados e inteligência, contribuindo ainda mais para fomentar o ecossistema de inovação do país”, pontua Luc Pinheiro, diretor técnico do Sebrae/SC.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail