Siga nas redes sociais

Search

Educação corporativa: conheça o seu público-alvo

Foto: divulgação.

De acordo com diferentes estudos, com foco na área educativa, a modalidade de educação digital, em diferentes campos, vem tendo um aumento de popularidade estrondoso na última década.

Esse dado reflete o óbvio: o ensino por plataformas digitais veio para ficar e sua adesão só tende a aumentar com o passar dos anos e evoluções tecnológicas cada vez mais dinâmicas e ágeis.

Agora, qual é a importância da valorização do público-alvo nessa história? É simples.

O público-alvo é identificado como o grupo de pessoas que a empresa ou organização busca atingir. Na educação corporativa, é baseado no estilo de trabalho e dados demográficos dos colaboradores que receberão o treinamento online.

Ao estabelecer quem é o seu público-alvo, é possível entender as necessidades e desejos do seu time e assim oferecer um treinamento que atenda a essas demandas.

Por exemplo, um curso voltado para profissionais da área da saúde não terá a mesma linguagem de um curso para profissionais de marketing.

Da mesma forma, o conteúdo voltado para os colaboradores do administrativo não será o mesmo para os colaboradores da área de produção. 

E, para descobrir qual é o público-alvo, é importante uma fase de briefing. Nesta conversa, é necessário entender mais sobre o conteúdo que será aplicado, a sua importância dentro daquele cenário e como desejam aplicar o conhecimento. 

É necessário, também, compreender se as pessoas que farão o treinamento, possuem alguma experiência prévia com o conteúdo que será aplicado.

Conhecer o público-alvo torna a experiência do usuário final muito mais objetiva e prazerosa, outro ponto que faz a diferença é saber a faixa etária desse público, assim, a fase de desenvolvimento dos objetos de aprendizagem e a própria linguagem do treinamento, torna-se assertiva.

A linguagem e outros diversos fatores irão influenciar diretamente no engajamento dos colaboradores no curso, em seu desempenho no treinamento e por fim na absorção do conteúdo.

Outro ponto importante da definição do público-alvo é o design instrucional do curso. 

O designer instrucional tem um papel primordial na fase de elaboração e estruturação do conteúdo, trazendo de forma educacional e aplicando objetos de aprendizagem, como: interações, vídeos, podcasts, infográficos, games, ebooks, materiais complementares, entre outros; Tendo como objetivo, engajar e tornar o aprendizado muito mais leve e dinâmico.

Tendo em vista a importância de um briefing bem estruturado, conhecendo o seu público, foque nos seguintes questionamentos:

  • Quais são as características desse público? (idade, gênero, área de atuação, escolaridade, etc)
  • Quais são as dificuldades enfrentadas por este público?
  • Qual é o meio de comunicação que preferem?
  • O que esperam de um treinamento online?
  • O que é relevante que esse público aprenda?
  • Quais ferramentas educacionais eles gostam e sabem usar?

Sendo assim, realize pesquisas com os seus colaboradores, analise os feedbacks recebidos e estabeleça uma métrica para os resultados obtidos se quiser ter a real compreensão de como seu conteúdo está sendo recebido pelo público-alvo.

Todos esses pontos mencionados requerem uma percepção mais técnica e específica, o que nem sempre é possível dentro das empresas.

Não apenas pela alta demanda dos setores responsáveis, mas também quando se leva em consideração todas as outras responsabilidades do RH, DHO e T&D.

Desenvolver o treinamento ‘do zero’ requer um estudo, roteirização, prototipação, desenvolvimento gráfico, diagramação, produção de vídeos e muito mais.

Por isso, a maioria das organizações recorrem a empresas de educação corporativa, que focam em resolver os pontos negativos ou fracos das empresas através de treinamentos personalizados e que sejam atrativos e dinâmicos aos colaboradores.

Você já definiu o público-alvo dos treinamentos na sua empresa? Percebeu melhoras e mais engajamento nos cursos e treinamentos? Recomendo começar hoje mesmo!

Leia outras colunas do Felipe Dalfovo clicando aqui.

Compartilhe

CEO do TOT Educa

Leia também

Receba notícias no seu e-mail