Siga nas redes sociais

Search

Cultura de aprendizagem nas empresas

Foto: divulgação.

Nos últimos 2 anos, o termo cultura de aprendizagem vem sendo muito debatido dentro das organizações.

Como transformar a minha empresa em uma “empresa que aprende”? Parece óbvio, mas de forma resumida, a cultura de aprendizagem é fazer com que a empresa continue em um aprendizado contínuo.

Porém, para isso é preciso entendermos que a organização não é uma estrutura predial ou um CNPJ, e sim um conjunto de pessoas que formam e transformam a instituição diariamente.

Precisamos desenvolver nas pessoas a mentalidade de aprendizagem contínua, também conhecida como Lifelong Learning, que na tradução seria “aprendizagem ao longo da vida” e, em resumo, é isso mesmo.

Todos os dias aprendemos algo novo, seja na vida profissional, pessoal ou até mesmo espiritual. Quanto mais abrimos nossa mente para novas informações, mais conseguimos aumentar o nível de aprendizagem.

No meio corporativo, as empresas possuem um papel fundamental para promover a cultura de aprendizagem.

A principal ação é oportunizar momentos de aprendizagem para todos, ou seja, democratizar a informação e o desenvolvimento para todos os colaboradores.

Outro ponto fundamental é disponibilizar conteúdos em que os colaboradores possam acessar a qualquer momento e em qualquer lugar, por isso a importância de conteúdos digitais, onde o aluno possui uma autonomia em seu planejamento de estudos.

Desenvolver a cultura de aprendizagem é uma via de mão dupla, com responsabilidades tanto da empresa quanto do profissional.

Manter uma comunicação ativa com toda a empresa, estimulando e desafiando, é fundamental para motivar este desenvolvimento contínuo.

E para finalizar é importante refletir sobre a questão em que as empresas mais inovadoras são aquelas que proporcionam mais conhecimento e informação a suas equipes.

Vivo a cultura de aprendizagem diariamente na TOT, tanto com os nossos clientes, quanto com os colaboradores.

Quando o time se desenvolve profissionalmente de forma contínua é nítido o aumento da autoestima, qualidade do trabalho, engajamento, sintonia da equipe e a inovação na rotina de trabalho.

Não tem nada mais satisfatório do que ver um colaborador crescendo profissionalmente, se desenvolvendo e agregando aos processos da empresa.

Com o estímulo da cultura de aprendizagem o crescimento é inevitável, tanto dos colaboradores, quanto nos resultados da organização.   

Compartilhe

CEO do TOT Educa

Leia também

Receba notícias no seu e-mail