Siga nas redes sociais

Search

Desenvolvimento de lideranças nas empresas: como treinar jovens líderes

Foto: divulgação.

O desenvolvimento de lideranças é fundamental para o sucesso de uma empresa por razões que afetam diretamente sua eficiência, inovação, cultura organizacional e capacidade de adaptação.

Tive a oportunidade de conversar com a mentora de líderes Franciani Amábile Fiamoncini e descrevi nosso diálogo para colaborar com o desenvolvimento das  lideranças na sua empresa. 

Qual o momento ideal para iniciar a formação de líderes nas empresas?

Franciani Amábile Fiamoncini: O idealizador do negócio (empresário) consegue influenciar e liderar todos os colaboradores até um certo ponto do seu projeto, mas, assim que a empresa cresce ele fica distante da equipe de base e não consegue mais inspirar todos os colaboradores ao alcance dos objetivos estratégicos, é nesse momento que ele precisa formar lideranças, que acreditem no seu negócio e que façam a gestão das equipes.

Como treinar os líderes de forma eficaz?

Franciani Amábile Fiamoncini: Podemos citar algumas formas de treinar a liderança, uma delas é a mentoria, onde o mentor é um profissional que possui experiência em um determinado assunto, que consegue repassar esse aprendizado de forma assertiva para o seu mentorado, sendo assim, a mentoria pode ser realizada dentro da própria empresa ou com a contratação de um especialista externo. E mesmo que esse líder seja contratado diretamente no cargo de gestão, e ele tenha experiência em liderar pessoas, ele precisa ser inserido na cultura da empresa e treinado com os rituais de gestão desse novo local. 

Como empresas podem implementar programas de desenvolvimento de liderança efetivos?

Franciani Amábile Fiamoncini: O desafio de formar líderes se conecta também com o desafio de dar responsabilidade para jovens profissionais, que precisam aprender a fazer gestão ao mesmo tempo que ganham maturidade profissional e mais responsabilidades na empresa. E nesses casos, é indispensável dar ferramentas e capacitações para que esse jovem líder realize boas práticas de gestão e não perca tempo com tentativa e erro.

Dar treinamento para jovens líderes é efetivo em relação a contratação de líderes com experiência?

Franciani Amábile Fiamoncini:  É importante que a alta gestão invista na capacitação do jovem líder e que dê espaço para ele realizar uma gestão de equipes humanizada, que priorize o indivíduo e em conjunto, entregue os resultados que a empresa precisa.

Além de investir, é indispensável deixar o líder liderar, sei que dá uma sensação de abandono quando você cria um negócio e depois precisa deixar outro profissional tomar decisões também, mas, esse líder precisa de autonomia para fazer a gestão e influenciar as pessoas do jeito dele, a alta gestão define a estratégia e dá as condições para que sejam realizadas, mas não deve fazer microgerenciamento, se você faz isso, pode estar perdendo tempo, poderia estar realizando outras atividades mais importante para o teu negócio, com eu falei, deixe o líder liderar.

Certamente, o desenvolvimento de lideranças continua sendo um pilar essencial para o sucesso de uma empresa, e os desafios enfrentados por jovens líderes tornam esse processo ainda mais crucial. Investir no aprimoramento de suas habilidades de liderança, comunicação, resolução de problemas e gestão de equipes não só beneficia os líderes individuais, mas também contribui para o crescimento e sucesso contínuo da organização.

Compartilhe

CEO do TOT Educa

Leia também

Receba notícias no seu e-mail