Siga nas redes sociais

Search

PDI na prática e a relação com a educação corporativa

Foto: divulgação.

Conhecido como PDI, o Plano de Desenvolvimento Individual é uma prática que estimula o crescimento dos profissionais no ambiente corporativo, normalmente acordado entre colaborador e gestor. O PDI foca nos pontos que precisam de maior desenvolvimento, ou seja, os pontos fracos, sejam eles questões técnicas, comportamentais ou sociais.

Ele é aplicado por grandes empresas há muitos anos. Normalmente o plano nascia na área de gestão de pessoas e era realizado em conjunto com as lideranças da empresa. Mas o que se percebe, é que nos últimos anos as empresas menores estão adotando o Plano de Desenvolvimento Individual para potencializar os seus talentos.

As Startups, por exemplo, estão com uma atenção redobrada no desenvolvimento de seus profissionais, visando uma gestão mais humanizada e pensando estrategicamente na falta de mão de obra qualificada no mercado de trabalho.

Para ter uma área de gestão de pessoas estratégica, uma das principais frentes de atuação é a capacitação dos colaboradores, conhecida normalmente como área de treinamento e desenvolvimento, educação corporativa ou ainda por universidade corporativa. A área de educação corporativa precisa estar alinhada com as estratégias da empresa, desde mercado, até com as competências essenciais para a atuação.

Quando conectamos a área de educação corporativa com os líderes, eles conseguem ver valor nos treinamentos, temos um ponto de apoio muito forte para criar PDI’s assertivos, que gerem engajamento por parte do colaborador e que a empresa sinta os resultados em seu crescimento. Vejam como o líder é a ponte entre a empresa e o colaborador, potencializando as pessoas aos objetivos da empresa, gerando crescimento de carreira e profissionais motivados.

Por parte da área de educação corporativa, uma estratégia que funciona muito bem é disponibilizar uma plataforma de cursos digitais em que os líderes e os colaboradores possam usar de apoio para o desenvolvimento das competências. Normalmente chamados de cursos de prateleira, são conteúdos que atendem um grande grupo de profissionais, ou até mesmo toda a empresa. Alguns temas comuns são comunicação, técnicas de vendas, LGPD e Excel.

Na TOT, montamos uma prática de PDI para potencializar os talentos das equipes internas, onde o gestor não é o responsável por determinar quais os pontos a serem desenvolvidos, mas sim o próprio colaborador faz uma proposta de PDI baseada na estratégia da empresa e como ele pode se desenvolver. 

Trabalhamos em ciclos de PDI, que iniciam sempre em janeiro e terminam em agosto. Sendo janeiro o mês do planejamento do PDI, determinando pontos de desenvolvimento comportamentais e técnicos, e quais os indicadores que nos mostrarão a evolução do PDI. 

Mês a mês realizamos uma reunião de acompanhamento individual (gestor e colaborador) para acompanhar os indicadores e o status report das atividades que estavam planejadas para aquele mês que passou. Em agosto nos reunimos para avaliar se o colaborador atingiu aquelas metas e cumpriu o PDI dele. Caso sim, ele recebe uma bonificação de aumento salarial.

Existem inúmeras formas de você implantar o Plano de Desenvolvimento Individual na sua empresa, inclusive com consultorias especializadas. Tenha em vista que o mais importante é você trazer isso para dentro do seu modelo de gestão, mostrando aos seus colaboradores o potencial que eles possuem para se desenvolver.

Compartilhe

CEO do TOT Educa

Leia também

Receba notícias no seu e-mail