Siga nas redes sociais

Search

Fintechs: é preciso somar inteligências para crescer no mercado de tecnologia

Foto: divulgação.

Em um evento que participei como palestrante no ano passado fui questionado sobre qual tecnologia disponível no mercado as fintechs deveriam ficar de olho.

Eu poderia escolher, dentre tantas disponíveis, alguma solução inovadora com potencial de gerar impacto no setor.

Mas a verdade é que os empreendedores precisam estender a visão para além de uma única resposta, principalmente se levar em consideração o contexto atual. 

As startups do setor financeiro continuam chamando a atenção dos investidores. Segundo levantamento realizado pelo Distrito, no ano passado elas lideraram os aportes recebidos pelas startups brasileiras.

O total levantado pelo segmento no ano passado foi de US$ 1,74 bilhão, praticamente 40% de todo o montante recebido pelo mercado de startups, que fechou em US$ 4,45 bilhões. 

O setor segue em alta e mais investimento significa mais tecnologia. E é levando em consideração essa movimentação constante, com pessoas engajadas em criar e colocar para rodar novos produtos todos os dias, que as fintechs precisam olhar para o mercado como um laboratório.

Ter objetivos internos bem definidos e focar no desenvolvimento das próprias soluções é, sem sombra de dúvidas, um passo importantíssimo no planejamento de uma empresa, mas deixar de olhar para fora é um erro, principalmente quando falamos do setor de tecnologia. 

Testar, experimentar, estar atento aos pares, mas também às grandes corporações são práticas essenciais para quem deseja se manter vivo no mercado.

As parcerias são grandes aliadas quando se trata de amadurecer um negócio, afinal, ninguém cresce sozinho.

A troca de experiências com empresas mais maduras, mas também com outros players que estão no mesmo patamar, teve um impacto muito grande na história da CashWay.

Desde a fundação, em 2019, as parcerias que fechamos provocaram mudanças significativas na forma com que desenvolvemos nosso trabalho.

A soma de inteligência e esforço resulta na definição de estratégias mais assertivas e na entrega de um produto melhor para o cliente final. 

Com as mudanças recentes no setor financeiro, e muitas outras por vir, o futuro promete ser promissor para a área.

O PIX já se tornou uma das principais formas de transações financeiras, o open finance, em processo de consolidação, vai mudar a dinâmica entre empresas e clientes, além das infinitas possibilidades que trarão os espaços de imersão virtual.

Fato é que o mercado de fintechs evolui muito e de forma muito rápida e esse dinamismo não aceita estagnação. Quem não aprende a acompanhar o ritmo acelerado fica para trás. 

Leia outras colunas do Felipe Santiago clicando aqui.

Compartilhe

CEO da CashWay

Leia também

Receba notícias no seu e-mail