Siga nas redes sociais

Search

Governo discute programa estadual de capacitação de novos talentos em tecnologia

Foto: @jean_gui_photos/divulgação.

Uma pesquisa de mapeamento de vagas da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), divulgada na última semana, estima que o setor de tecnologia em Santa Catarina deve superar 100 mil colaboradores até 2025.

A falta de profissionais qualificados é uma das principais dores das empresas do setor de tecnologia. Melhorar este indicativo é uma das ações da Secretaria da Ciência, Inovação e Tecnologia, através do programa SC Inovadora, lançado em março deste ano pelo governador Jorginho Melo.

O investimento em capital humano é um dos pilares do programa. Vamos estimular e fomentar o conhecimento, as habilidades e competências de cada indivíduo. Assim o Governo faz seu papel para auxiliar na formação de profissionais qualificados e mais preparados para contribuírem com o desenvolvimento do estado”, destaca o secretário da pasta, Marcelo Fett.

A secretaria vem trabalhando em conjunto com a Secretaria de Educação na criação de um programa de formação de competências técnicas e socioemocionais para a nova economia e assim minimizar este que é um dos grandes gargalos do setor.

Para Cristiane Iata, gerente de Formação para Profissionais do Futuro e Negócios Inovadores da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, o resultado confirma as oportunidades existentes no setor de tecnologia:

Nossa missão dentro de secretaria é a estruturação de um projeto estadual para formar pessoas para a tecnologia e inseri-las no mercado de trabalho, gerando impacto na vida destas pessoas e no desenvolvimento do estado“.

A demanda por profissionais em tecnologia da informação crescerá, sobretudo, na Grande Florianópolis, onde a previsão é que 18,1 mil novos postos de trabalho sejam criados entre 2023 e 2025. Dentre as funções mais demandadas pelas empresas, ao menos 42% são para desenvolvedores.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail