Siga nas redes sociais

Search

Ex-diretor de M&A da Afya se torna sócio da Questum

Foto: divulgação.

Os mais de 20 anos de experiência do executivo Leopoldo Lima em finanças corporativas, sobretudo no ambiente de inovação, venture capital e startups,  fortalecerão as iniciativas da Questum, especializada em M&A e investimentos em startups. Ele se junta aos sócios Rafael Assunção, Anderson Wustro, Tiago Vailati e João Selarim.

A chegada do sócio faz parte de uma série de movimentações recentes da empresa para consolidar novos mercados e ampliar a atuação em seed e Series A.

Até recentemente atuei com M&A no buy-side, mas também tenho experiência como empreendedor e venture capital. Com essa bagagem acredito que consigo somar trazendo um ponto de vista novo, principalmente como quem esteve do lado do comprador e consegue apontar quais discussões acontecem dentro de um consolidador, além dos receios mais comuns”, conta.

O executivo também comenta o conhecimento adquirido sobre o setor de saúde, no qual acompanhou mais de 30 transações, incluindo investimentos e aquisições e fusões:

Nos últimos seis anos estive imerso no setor de saúde e, sobretudo, de startups desse setor. Então, é um ambiente que conheço profundamente e no qual criei relacionamentos importantes. Nos últimos dois anos foram cerca de dez transações apenas com startups de saúde”. 

Ex-diretor de M&A da Afya, ele é economista e mestre em ciências econômicas pela Universidade de Brasília, além de possuir MBA em Economia e Finanças pela FGV-SP.

No ecossistema de inovação tem deixado sua marca ao liderar projetos de inovação que abrangem desde a estruturação de aceleradoras de startups, gestoras e fundos de private equity e venture capital, até a estruturação e gestão de fundos de corporate venture. As transações conduzidas por ele superam R$ 4 bilhões em volume financeiro.

Os últimos dois anos foram especialmente intensos, somando mais de uma dúzia de transações focadas em healthtechs. Essa vivência próxima de empreendedores, que muitas vezes realizam seu primeiro exit, me permitiu trabalhar bastante o aspecto psicológico associado às transações de M&A, compreendendo as preocupações de ambas as partes envolvidas. Essa percepção, quando bem trabalhada, ajuda a conduzir melhor todo o processo“, comenta o executivo. 

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail