Siga nas redes sociais

Search

O papel das fintechs na transformação digital das empresas

Foto: divulgação.

Imagine um gerente de supermercado que deseja oferecer aos clientes mais facilidade no pagamento das compras. Ele não tem orçamento para contratar uma equipe de desenvolvimento que possa se dedicar inteiramente à criação de uma conta digital ou de um cartão de benefícios. Ou então deseja validar o modelo de negócio antes de passar por um processo de ‘fintechzação’, quando uma empresa que não é do setor financeiro passa a oferecer serviços na área. 

Uma opção que tem se mostrado cada vez mais lucrativa é a parceria de diversos tipos de empresas, como supermercados, por exemplo, com fintechs. Nos últimos anos, temos testemunhado uma verdadeira revolução no setor financeiro, impulsionada pela crescente adoção de tecnologias digitais. Nesse contexto, as fintechs surgiram como agentes de mudança, oferecendo soluções inovadoras que estão transformando a forma como as empresas gerenciam suas finanças e operações.

As fintechs têm desempenhado um papel fundamental na transformação digital das empresas, oferecendo uma ampla gama de serviços financeiros avançados que antes eram acessíveis apenas às grandes corporações. Essas startups estão trazendo eficiência, agilidade e conveniência para os processos financeiros, permitindo que as companhias se concentrem em suas atividades principais e impulsionem o crescimento dos negócios.

Recentemente, por exemplo, lançamos na CashWay um produto chamado Fintech Hub. Sabemos que nem todas as empresas que desejam oferecer serviços financeiros para os clientes, como emissão de boletos e transações por PIX, estão preparadas para investir ou gerenciar um core banking completo. Por isso, nossa equipe desenvolveu um produto que permite às empresas oferecerem serviços financeiros, sem a necessidade de montar toda estrutura para constituir uma Instituição de Pagamento (IP). 

Por meio de APIs (Application Programming Interfaces), a empresa tem a capacidade de criar um MVP (Minimum Viable Product) do projeto e oferecer uma experiência financeira aos clientes com um investimento reduzido. Isso se apresenta como uma oportunidade para aqueles que buscam um produto mais simplificado. Tomemos o exemplo de uma corretora de seguros que percebe o potencial das funcionalidades bancárias para seus clientes, mas a implementação de um sistema completo inviabiliza o projeto. Agora, ela tem a opção de investir apenas na API, possibilitando a concretização desse objetivo.

Esse é apenas um dos muitos exemplos que temos visto, em que o setor percebeu a realidade do mercado para lançar soluções que se adaptam ao momento atual. Embora as fintechs ainda despertem o interesse dos investidores, o número total de aportes em startups no Brasil no primeiro trimestre deste ano foi significativamente menor em comparação ao ano passado. 

De acordo com o relatório Inside Venture Capital, da Distrito, foram registradas apenas 91 rodadas de investimento, totalizando US$ 247 milhões, o que representa uma queda de 86% em relação a 2022. Diante desse cenário, os empresários estão mais cautelosos em realizar grandes investimentos. Nesse contexto, produtos como o da CashWay surgem como uma solução que agrega valor a um baixo custo, permitindo oferecer facilidades financeiras aos clientes e validar modelos de negócios antes de avançar para investimentos mais expressivos.

Em suma, as fintechs têm mostrado seu protagonismo, desempenhando um papel crucial na transformação digital das empresas, fornecendo soluções financeiras avançadas que impulsionam a eficiência, agilidade e crescimento. Com serviços como pagamentos digitais, gestão financeira baseada em nuvem, financiamento alternativo e tecnologias como IA e ML, as fintechs estão capacitando as empresas a adotar tecnologias que anteriormente eram acessíveis apenas às grandes corporações. Essa parceria pode abrir portas para um futuro financeiro mais ágil e eficiente para as empresas de todos os tamanhos.

Compartilhe

CEO da CashWay

Leia também

Receba notícias no seu e-mail