Siga nas redes sociais

Search

O Impacto dos algoritmos de IA em indústrias, varejo e distribuidores: uma abordagem baseada em dados

Foto: FAMILY STOCK/AdobeStock

O segmento industrial, seguido por toda cadeia de distribuição até o varejo está vivenciando um momento transformador, causado principalmente pela aplicação de algoritmos de Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina.

Tais tecnologias aplicadas no contexto da Inteligência de Consumo, Inteligência de Marketing e Growth e Inteligência de Estoques e Abastecimento, tem possibilitado que tais empresas tenham maior assertividade em seu planejamento e com isso possam reduzir o tamanho de seus estoques sem causar ruptura no ponto de venda, ou seja, sem deixar de vender.

Segundo a IDC, o investimento global com inteligência artificial deverá chegar a $110bilhões em 2024, um número cerca de 20% maior em comparação com 2019. Alguns resultados obtidos por empresas que iniciaram o movimento de investir em IA por finalidade são:

Otimização de estoque: Empresas que utilizam inteligência artificial para gerenciamento de estoque relatam uma redução de até 50% de custos.

Previsão de demanda: A acurácia na previsão de demanda melhora em até 20% com previsão de demanda. O Walmart é um grande case, que declara ter reduzido seus custos em cerca de $200 milhões ao ano.

Personalização: Segundo a McKinsey, empresas que implantaram algoritmos de personalização tiveram um aumento de 20% em vendas;
Previsão de comportamento: O uso de algoritmos de inteligência artificial ajudaram a reduzir em até 25% a perda de clientes recorrentes (churn) e a aumentar em 20% a receita com clientes da base;

ROI em publicidade: Segundo a Deloitte, o resultado de campanhas publicitárias melhorou em até 30% ao contar com algoritmos de machine learning para planejamento, monitoramento e correção durante a execução;

Como podemos ver nos exemplos acima, o impacto positivo que os algoritmos de inteligência artificial estão causando no processo produtivo, distribuição e vendas é imenso e comprovado por estatísticas robustas e casos concretos. Adotar tais tecnologias para o seu negócio não é mais uma opção, mas uma necessidade para manter sua empresa competitiva e próspera.

Acredito que, como gestor, você esteja pensando: Mas estes cases e tais tecnologias funcionam ou são viáveis para grandes empresas. De fato, a implementação de Inteligência Artificial (IA) em empresas de médio porte pode parecer um desafio, dada a percepção de que a IA é um domínio para grandes corporações com vastos recursos. No entanto, as tecnologias de IA têm se tornado cada vez mais acessíveis e podem trazer benefícios significativos para empresas de qualquer tamanho.
Para ajudá-lo compartilho a seguir um caminho que poderá ajudá-lo a iniciar ou avançar nesta jornada.

Para começar, antes de definir qualquer solução que será implantada ou testada, identifique o problema específico que pretende resolver. Considerando um ecossistema industrial, algumas áreas com boa aplicação são:

  • Otimização de cadeia de suprimentos
  • Previsão de demanda
  • Manutenção preditiva de máquinas
  • Controle de qualidade automatizado
  • Personalização de marketing e vendas

Para ter um resultado eficaz é essencial que os dados utilizados tenham qualidade. É preciso avaliar a estrutura de dados existente, ou seja, de onde virão os dados que irão alimentar a solução de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Com os dados coletados e armazenados, será a hora de realizar a limpeza e a preparação para que sejam consumidos pela IA.

Apesar deste processo estar bastante simplificado, ter conhecimento em banco de dados, linguagem SQL e programação irão ajudar, com isso, é altamente recomendável que seja alocado um profissional com estes conhecimentos.

Destaco que o investimento em um profissional ou empresa especializada, apesar de demandar de investimento inicial, irá reduzir drasticamente o tempo de implantação do projeto e com isso, os resultados chegarão antes e o projeto custará menos.

Comece pelo primeiro passo e depois escale. Iniciar com um projeto piloto irá permitir que a equipe conheça e se familiarize com os conceitos e possam evoluir o modo como pensam, se organizam e trabalham, pois é essencial que as pessoas modifiquem seu modo de operação considerando a realidade do uso das novas tecnologias.

O projeto piloto trará lições aprendidas em todos os níveis: Desde o técnico, que poderá demandar ajustes, operacionais, que pode sugerir novos fluxos e eliminar etapas do processo e na gestão, que terá ferramentas distintas que precisam ser bem empregadas para que o resultado aconteça.

Foque em desenvolver competências. Estimule o engajamento da equipe, forneça o acesso a capacitação, promova os profissionais que entrem de cabeça no projeto e que levam os resultados do trabalho da inteligência artificial para suas áreas e repense sobre a manutenção dos que fizerem resistência.

Para concluir, reforço que a implementação de inteligência artificial é uma jornada que começa com a identificação de áreas de aplicação, requer investimento na coleta, organização e tratamento de dados, competências pessoais e profissionais e ferramentas. No entanto, com planejamento e estratégia adequados, a IA pode levar a ganhos significativos em eficiência, produtividade e inovação.

Compartilhe

Diretor na Infra.Data | Infracommerce IFCM3, conselheiro de negócios e produtos com foco em receita recorrente e investidor anjo com foco em pessoas e negócios reais.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail