Siga nas redes sociais

Search

Ferramentas que ajudam a evoluir o planejamento estratégico de empresas

Foto: Nattakorn/AdobeStock

O planejamento estratégico não é apenas um guia sobre o que deve ser executado para garantir que a empresa continue crescendo, conquistando novos clientes, superando desafios e inovando em seu segmento.

Como gestores sabemos que ao longo do percurso dos quarters imprevistos surgem, e temos que dar atenção para tomar novas decisões e rever prioridades. 

Por isso, neste artigo separei algumas ferramentas que utilizo no dia a dia para me ajudar a construir um bom planejamento estratégico e tomar decisões assertivas sobre ele quando necessário.

Para começar quero dizer que não existe uma fórmula mágica a fim de garantir que nosso planejamento seja perfeito, mas temos recursos atualmente, mais do que nunca, capazes de nos auxiliar em construções de planos de crescimento alinhados aos objetivos estratégicos da empresa. 

Acredito que vale frisar antes de entrarmos nas ferramentas em si que mesmo com bons recursos se faz necessário experiência e conhecimento sobre o negócio, skills sobre dados, gestão e estratégia continuam sendo essenciais para que tudo isso seja um aliado ao seu planejamento estratégico e entregue bons resultados.

Tendo isso em mente, vamos agora nos aprofundar nas ferramentas que podem ajudar gestores a evoluir planos estratégicos e facilitar tomada de decisão sobre negócios. 

Como usar ferramentas de análises a favor da tomada de decisão

Caso você esteja fazendo um planejamento do zero, sem histórico, o ideal é garantir que essa base de informações seja construída de alguma forma para que no futuro você possa entender como saíram do zero e o que fez cada degrau ser superado.

Mas, se você já possui os dados sobre quais resultados foram alcançados e o que deixou de ser feito e porque, o ponto de partida para um novo plano estratégico de negócio está em avaliar o passado para projetar o futuro.

Uma das primeiras ferramentas que nós gestores olhamos em relação a resultados alcançados e previsibilidade é o CRM para gestão de forecast, com ele somos capazes de entender como nosso funil está funcionando em termos de eficiência, velocidade e se continua se mantendo saudável.

Existem soluções gratuitas de CRM que podem ajudar no início, mas eventualmente pode se fazer necessário adquirir uma licença para obter uma análise completa das necessidades da empresa em relação a pipeline.

Pensando em médio e longo prazo, um funil comercial saudável é aquele que se mantém bem alimentado conforme as estatísticas de conversões de cada etapa para que ele opere como um rio, seguindo seu fluxo natural mantendo a nascente com o volume de água necessário, assim, todo seu percurso é devidamente alimentado.

Por isso, prezar por entender motivos de perda, nutrição de leads e réguas de conversão, torna-se importante a fim de saber pontos de melhorias em cada etapa para garantir que seu funil siga evoluindo.

Outra ferramenta que considero essencial para tomar boas decisões e entender se o trabalho em conjunto das áreas tem fluído é o clickup, uma ferramenta de gestão de projetos, tarefas e squads.

Este tipo de ferramenta é mais uma que para entregar o resultado esperado antes precisamos investir forte em cultura, este é um mindset primordial para todas as ferramentas que veremos aqui.

Porém, quando falamos de gestão de tarefas sabemos que é muito mais sobre pessoas engajadas do que simplesmente sobre ferramentas. 

Entender quais são os gaps entre as equipes, eventuais problemas de comunicação, saber quais são as prioridades em conjunto e os esforços necessários para chegar no resultado final são etapas que nem todos conseguem acompanhar logo de cara, mas que com o tempo e com um bom entrosamento garantem entregas com maior nível de qualidade e previsões de planejamento mais efetivas. 

Para mim, este ponto é importante por ser uma das engrenagens que ajudam empresas a se manterem relevantes no mercado, ter equipes com mindset colaborativo e inovador para trabalhar em conjunto para alcançar um propósito em comum com backlog de tarefas, metas e definições claras do que é necessário para a execução facilitam e melhoram entregas. 

Analisar resultados para criar uma estratégia de negócio consistente passa por entender comportamentos, por isso se faz necessário tirar proveito dos dados que temos acesso em relação ao comportamento dos usuários, seja através do Analytics ou ferramentas como o Hotjar, por exemplo, que são boas alternativas para estes casos.

Por aqui, costumo agrupar todas essas informações em painéis de controle que me ajudam a visualizar os desempenhos dos indicadores como o Data Studio. 

Até aqui falei sobre ferramentas que te ajudam a tomar decisões de negócio para evoluir produtos, estratégias de marketing, comercial e experiência de usuários, mas nenhuma dessas ferramentas ou estratégias pode ser efetiva se não olharmos para a estrutura que faz nossa empresa existir e continuar operando.

Por essa razão, gostaria de compartilhar uma ferramenta focada em avaliar qual o cenário atual da sua empresa em relação a políticas de governança, segurança da infraestrutura, adequação a LGPD e algumas outras coisas essenciais para manter uma empresa funcionando. 

O diagnóstico de maturidade é uma ferramenta gratuita que faz uma avaliação do cenário atual de setores que são base para manter todas as áreas de uma empresa atuando bem,  assim como outras ferramentas que falamos por aqui, ele funciona com base em informações que você pode fornecer através de uma sequência de perguntas.

Ao final, você recebe um relatório completo que pode ser compartilhado e salvo sobre qual o nível de “saúde” dos setores que ele avalia junto a recomendações práticas que podem ajudar sua empresa a resolver eventuais riscos ou evoluir em determinada categoria mapeada. 

Gosto dessa ferramenta pois ela já entrega o caminho necessário para evoluir e resolver questões importantes para as organizações, além de ser possível refazer a avaliação posteriormente a novas implementações.

Desse modo, você consegue ter uma visão clara da evolução dos setores e boas práticas, o que para mim é essencial para tangibilizar a construção de jornada das áreas e entregas. 

O futuro da empresa vai além do planejamento dos quarters 

Quando trabalhamos planejamento, precisamos buscar metas em diferentes camadas e áreas: a curto, médio e longo prazo.

Para não termos equipes que pensam apenas em itens do presente e que não irão gerar impactos a longo prazo ou vice e versa. Trabalhar nestas fases nos ajuda a garantir uma boa distribuição do planejamento para que o crescimento seja exponencial e sustentável para a organização. 

Pensar em futuro não deve ser apenas sobre itens como, quantos clientes gostaríamos de ter em X anos ou qual o faturamento precisamos atingir em tanto tempo.

Pensar em futuro para muitas empresas é sobre que empresa queremos ser daqui X tempo e qual o movimento necessário para chegarmos a este ponto. 

Isso pode significar uma troca de produto por completo que impacta em mudanças motivadas por novos comportamentos de mercados como a economia azul, economia focada em inteligência artificial e até mesmo a sociedade global do conhecimento que vivemos hoje. 

Sabemos que tomar essas decisões são desafios diários de gestores, diretores e conselhos de empresas, por isso conhecer ferramentas como as que apresentei neste artigo são tendências para nos ajudar em missões que irão garantir bons resultados em curto, médio e longo prazo.

Não deixe de compartilhar este artigo com outros líderes que podem desfrutar dos benefícios apresentados aqui, nos vemos no próximo artigo.

Compartilhe

Diretor na Infra.Data | Infracommerce IFCM3, conselheiro de negócios e produtos com foco em receita recorrente e investidor anjo com foco em pessoas e negócios reais.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail