Siga nas redes sociais

Search

IA: revolucionando a cadeia de suprimentos com automação e previsões precisas

Foto: metamorworks/AdobeStock

À medida que o mundo dos negócios se torna cada vez mais dinâmico e impulsionado por dados, a cadeia de suprimentos enfrenta desafios crescentes e oportunidades únicas. A inteligência artificial (IA) surge como uma força transformadora, capaz de automatizar e otimizar processos complexos que vão desde o abastecimento de centros de distribuição até a gestão de pedidos de compra. A adoção da IA para melhorar a cadeia de suprimentos não é apenas um passo em direção à eficiência operacional; é um salto em direção à competitividade estratégica.

Automatizando a cadeia de suprimentos com IA

A implementação da IA começa com a automação de previsões e operações críticas na cadeia de suprimentos. Com a integração de algoritmos de IA com sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) e Sistemas de Gerenciamento de Armazéns (WMS), o processo de reabastecimento e compras evolui de reativo para proativo e preditivo.

Faça uma reflexão: Como são feitas as previsões de vendas em sua empresa? Eu arrisco a dizer que usam os dados do ano anterior, adicionam as variáveis de inflação e mais um percentual que acreditam ser possível crescer e voilá, temos a meta e o forecast do ano seguinte.

No ano seguinte, em uma breve análise é possível identificar um estoque inflado com produtos que não tiveram giro suficiente, perdas quando trata-se de produtos perecíveis e rupturas, ou seja, a falta de produtos que o consumidor quer comprar.

O resultado: Números aquém do esperado, desde o faturamento até o lucro líquido.

Previsões aprimoradas com IA

O poder da IA está em sua capacidade de processar e analisar vastas quantidades de dados com variáveis complexas que são imperceptíveis ao cérebro humano. Algoritmos de IA podem prever com precisão a demanda de produtos, levando em conta fatores como:

  • Comportamento de Compra Cruzada: Entendendo como a compra de produtos em diferentes categorias se influenciam mutuamente, tanto positiva quanto negativamente.
  • Sazonalidade: Antecipando variações de demanda baseadas em tendências sazonais e eventos recorrentes ou não recorrentes.
  • Macroeconomia: Considerando o impacto de fatores econômicos mais amplos na demanda do produto.
  • Fatores operacionais: Tempo de produção, logística, fatores que influenciam no prazo necessário para que o produto esteja disponível na gôndola.
  • Comportamento do consumidor: Fatores que impactam no comportamento das pessoas e que farão com que aumentem ou diminuam o consumo do seu produto.

Integração com ERP e WMS

Com a IA é possível automatizar processos e simplificar a rotina da empresa como um todo. Pedidos de abastecimento e compras de mercadorias podem tornar-se automáticos. Sistemas de inteligência artificial integrados com ERP e WMS asseguram que as decisões que impactam no volume do estoque sejam informadas e precisas, tornando muito mais eficiente a gestão e reduzindo o excesso de estoque e evitando rupturas.

O grande benefício de uma integração entre sistemas é a rapidez com que os algoritmos de IA irão aprender e se adaptar. O resultado é uma tomada de decisão rápida para que você responda à altura as necessidades de mercado. Agir rápido te coloca em uma posição de vantagem e pode trazer o tão esperado número positivo.

Mas não se engane, pois o feito é bem melhor do que o perfeito.O que esperamos da inteligência artificial é o resultado, então, caso você não tenha recursos técnicos para fazer integrações, foque no que de fato importa. Organize os dados necessários de forma manual e forneça para a que a inteligência artificial faça o que precisa fazer.

Acredite em mim: Os resultados obtidos a partir da análise feita pela inteligência artificial irão gerar recursos para viabilizar a integração.

Os passos práticos para a implementação da IA na cadeia de suprimentos

Boas práticas sempre são bem vindas e para implantar novas soluções também devemos seguir o que já deu certo. A seguir compartilho alguns pontos que irão te guiar nesta jornada:

Avaliação de Dados: Assegure-se de que os sistemas que são utilizados no dia a dia para operação, como o ERP e WMS estejam gerando e armazenando dados relevantes e de qualidade. Independente da forma como os dados serão enviados e consumidos pela inteligência artificial, é essencial que sejam dados relevantes e estejam devidamente formatados para que seja atingido o resultado esperado.

  • Seleção de soluções: eu poderia aqui falar de ferramentas, porém, você reduzirá o custo sendo mais rápido e eficiente na implantação da solução. Desta forma, contrate softwares que estejam acompanhados de serviço especializado. Priorize empresas que saibam implantar soluções de inteligência artificial no seu segmento. Por exemplo, na Infradata somos especialistas em soluções de Inteligência Artificial para previsão de demanda e equilíbrio de estoque para a indústria e o varejo.
  • Integração de Sistemas: Trabalhe com quem entende do assunto. A qualidade do dado é primordial, então contar com uma integração eficaz é essencial para garantir que os sistemas funcionem em conjunto de forma harmoniosa.
  • Testes e Ajustes: Aloque energia para realizar testes piloto e ajustes nos algoritmos de acordo com o feedback operacional. Neste ponto é comum encontrarmos falhas, pois quem está iniciando no universo de IA costuma esperar que o algoritmo não falhe, porém, o humano é quem ensina o algoritmo e esta interação é essencial.

Preparando-se para o futuro da cadeia de suprimentos

A implementação da IA na cadeia de suprimentos não é apenas uma questão de seguir uma tendência, mas de estabelecer uma nova norma para a eficiência operacional e a satisfação do cliente. À medida que esses algoritmos se tornam mais sofisticados e integrados, as empresas que adotarem essa tecnologia estarão melhor posicionadas para enfrentar as demandas do dia a dia, adaptando-se rapidamente a mudanças no cenário e atendendo as necessidades do consumidor.

E para você, como a IA está transformando a sua cadeia de suprimentos? Em qual etapa da jornada sua empresa se encontra? Compartilhe seus avanços e aprendizados, e juntos, vamos explorar as fronteiras do possível em logística e gestão de operações.

Compartilhe

Diretor na Infra.Data | Infracommerce IFCM3, conselheiro de negócios e produtos com foco em receita recorrente e investidor anjo com foco em pessoas e negócios reais.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail