Siga nas redes sociais

Search

FinOps: controle os custos de tecnologia e garanta o uso estratégico na sua empresa

Foto: Bussarin/AdobeStock

Gerenciar os custos de tecnologia é um desafio cada vez mais presente nas empresas. Afinal, investir nessa área é o que garante soluções inovadoras para se manter relevante no setor. Com isso, surge a necessidade de adotar estratégias para garantir o uso efetivo e estratégico da tecnologia, enquanto se controla os custos envolvidos. 

Uma das estratégias mais eficazes nesse sentido é o FinOps, um modelo de gerenciamento de custos que tem ganhado destaque em empresas de tecnologia nos últimos anos. De acordo com a pesquisa da Flexera mais de 90% das empresas possuem uma estratégia multicloud. 

No entanto, a mesma pesquisa mostra que 30% desses gastos em nuvem são desperdiçados devido a recursos subutilizados ou não utilizados. Segundo um estudo da Gartner, empresas que adotam uma abordagem aplicada em FinOps podem reduzir seus gastos em nuvem em até 70%. Isso revela a necessidade de adotar ferramentas que visam monitorar o uso e avaliar caminhos para a redução desses gastos. 

Os pilares do FinOps e sua abordagem para o gerenciamento transparente dos custos de tecnologia

O FinOps se baseia em três pilares: informar, otimizar e operar. Para entender melhor como cada fase desse processo atua garantindo um melhor provisionamento de gastos e entrega uma visão mais clara na utilização dos recursos, vou detalhar mais sobre essas etapas a seguir: 

Pilar da informação: informar, é fundamental para garantir o controle dos custos. Isso envolve a coleta de dados precisos sobre os custos de tecnologia da empresa, incluindo a identificação dos gastos em nuvem, software, hardware e serviços de terceiros. Com uma visibilidade clara desses gastos, é possível tomar decisões informadas sobre onde é possível economizar sem afetar a qualidade dos serviços.

Pilar da otimização: otimizar, é sobre encontrar formas de usar a tecnologia de forma mais eficiente e econômica. Isso pode incluir a identificação de recursos ociosos, a escolha de soluções mais econômicas e a implementação de práticas que reduzam os custos sem afetar a qualidade dos serviços prestados.

Pilar da operação: operar, é sobre implementar as ações necessárias para atingir os objetivos definidos nos pilares anteriores. Isso envolve a colaboração entre as áreas de finanças e tecnologia da empresa, bem como o uso de ferramentas especializadas para coleta e análise de dados.

O FinOps é uma abordagem iterativa e contínua, que envolve a análise constante dos custos e a busca por formas de otimizá-los. E aqui, mais uma vez, é preciso a colaboração entre as áreas de finanças e tecnologia da empresa, bem como o uso de ferramentas especializadas para coleta e análise de dados.

Mas, é importante ressaltar que essa ferramenta não é a principal responsável pela redução de gastos, ela aponta formas de melhorias, como: avaliação de tendências de uso e custos, indicação do modelo mais adequado para contratação de soluções em nuvem, definição de recursos e armazenamento estratégicos e relatório de acompanhamento. 

Com o FinOps, as empresas de TI podem gerenciar seus custos de tecnologia de forma mais eficaz e estratégica, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma inteligente e responsável. Isso não apenas ajuda a reduzir os gastos, mas também aumenta a eficiência, garantindo a competitividade e a sobrevivência da empresa no mercado.

Quais os primeiros passos para aplicar o conceito de FinOps na sua empresa?

Primeiramente, é necessário ter uma visão clara dos custos envolvidos, coletando e analisando dados precisos sobre os gastos com tecnologia. Depois, é importante envolver as pessoas responsáveis pelas decisões sobre tecnologia na empresa, educando-as sobre os custos e a importância de reduzi-los quando necessário. 

É fundamental encontrar formas de usar a tecnologia de forma mais eficiente e econômica, identificando recursos ociosos, escolhendo soluções mais econômicas e implementando práticas que reduzam os custos sem afetar a qualidade dos serviços prestados. 

No entanto, a implementação desse conceito pode exigir recursos e conhecimentos específicos, o que pode ser um desafio para algumas empresas. Nesse sentido, é possível contar com o apoio de empresas especializadas em soluções de FinOps, que podem auxiliar na adoção de práticas e ferramentas adequadas para a gestão eficiente dos custos de tecnologia. 

Neste caso, é importante destacar que a escolha de uma empresa de soluções de FinOps deve ser feita com cuidado, levando em consideração sua experiência, competência e adequação às necessidades da empresa. Com uma estratégia bem implementada e o apoio de empresas especializadas, sua empresa pode alcançar seus objetivos de negócios e se manter competitiva no mercado.

Compartilhe

Diretor na Infra.Data | Infracommerce IFCM3, conselheiro de negócios e produtos com foco em receita recorrente e investidor anjo com foco em pessoas e negócios reais.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail