Siga nas redes sociais

Search

A importância do planejamento estratégico

Foto: divulgação.

O planejamento estratégico, conceitualmente é o processo organizacional contínuo de usar o conhecimento disponível para documentar a direção pretendida de um negócio.

Utilizamos esse processo para priorizar esforços, alocar recursos de maneira eficaz, realizar o alinhamento dos sócios e funcionários, nos objetivos da organização e garantir que essas metas sejam respaldadas por dados e raciocínio sólido.

Diferente do que alguns imaginam, é justamente a existência do planejamento estratégico que torna a organização mais preparada para as mudanças, pois ele prevê todo um processo de construção, análise e validação contínua da estratégia da empresa.

Por outro lado, a ausência de planejamento abre espaço para inúmeras possibilidades e a organização pode acabar se perdendo nas iniciativas, pois as opções de ações e tomadas de decisão são muito variadas.

Para elaboração de um planejamento estratégico eficiente, acreditamos que é necessário cumprir alguns pré-requisitos, tais como:

Desenhar a identidade organizacional e seu propósito

  • Quem é a empresa, qual o seu atual propósito de existir
  • Quem a empresa deseja ser daqui alguns anos e aonde quer chegar

Comunicar a estratégia de forma simples, clara e objetiva as áreas da empresa

Desdobramento do planejamento em execução

  • Objetivos estratégicos
  • Indicadores estratégicos
  • Iniciativas ou planos de ações

Engajamento e cultura do time em atingir resultados

  • As pessoas precisam compreender o porquê elas devem perseguir um objetivo
  • O time precisa acreditar que a estratégia é possível, para que possam investir tempo e energia em executar o plano definido

Fazer um planejamento estratégico que seja concreto, útil e assertivo tem sido um desafio para muitas empresas, pois exige disciplina e persistência.

É por meio dele que as ações imediatas são transformadas em ações planejadas, direcionando todos os esforços em prol de um bem comum e desenvolvendo o pensamento sistêmico na organização.

Compartilhe

Administrador e sócio da Horus Performance em Gestão.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail