Siga nas redes sociais

Search

Gestão profissional de empresas familiares: o desafio da sucessão

Foto: divulgação.

A sociedade moderna é marcada pela globalização econômica e cultural. Este processo influencia diretamente os mercados produtores e consumidores tanto de bens quanto de serviços, as empresas familiares não se excluem deste processo, tendo em vista que detém a maior fatia no mercado bem como na produção de empregos, daí sua relevância.

A sucessão em empresas familiares possui um duplo aspecto, a possibilidade de renovação e melhoria dos processos e resultados, mas se não for bem planejada e conduzida, pode gerar disputas internas de poder que levam, por vezes, ao fim precoce deste tipo de organização. Já no que diz respeito à profissionalização, esta faz toda a diferença tanto na forma de gerir os processos, quanto nos resultados obtidos pela empresa. Destaque-se que ambos são decisivos na longevidade das empresas familiares.

A profissionalização dos processos de qualquer empresa é certamente um fator que contribui para o seu bom resultado, esta é uma afirmação incontestável, uma vez que a administração intuitiva bastante comum nas empresas familiares tende a cada vez mais ser substituído pela gestão profissional.

É possível concluir também que essa sucessão apresenta perspectivas positivas e negativas. O primeiro pode-se apontar a continuidade do comando familiar da empresa mantendo seus princípios, com agilidade nas decisões, minimizando os impactos do processo sucessório. No entanto, como ponto negativo relevante pode ser apresentada a disputa por poder entre membros da família, principalmente se os herdeiros/sucessores não foram adequadamente preparados para a transição.

Conclui-se então que existe sim a necessidade de toda e qualquer empresa buscar a profissionalização da sua gestão, visto a necessidade constante de adaptar-se devido às alterações da forma de consumir produtos e serviços do mercado atual.

Compartilhe

Administrador e sócio da Horus Performance em Gestão.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail