Siga nas redes sociais

Search

A relevância dos indicadores financeiros no processo de recuperação judicial

Foto: divulgação.

No ato em que a empresa toma a decisão de buscar por meio da recuperação judicial, uma forma de conseguir obter novas oportunidades para a manutenção de suas atividades operacionais, um dos grandes desafios do comando da companhia é em um curto espaço de tempo realizar uma reestruturação na gestão, que possibilite atingir novos patamares de resultados. 

A implantação dos indicadores financeiros é algo necessário, eles têm a finalidade de compor uma base de dados que vai auxiliar na tomada de decisão, possibilitar um melhor entendimento sobre a real situação financeira, permitir a elaboração de estratégias para o alcance de metas, controles e etc.

Mesmo com essa importância, muitos empreendedores, têm dúvidas sobre quais e como os indicadores devem ser avaliados. Pensando nisso, indicamos alguns:

1. indicadores de lucratividade: Por meio dele, é possível conhecer o lucro operacional e o lucro líquido, permitindo uma comparação de desempenho em períodos diferentes e visualização da viabilidade operacional. 

2. indicadores de liquidez: Permitem uma avaliação sobre a viabilidade do orçamento atual da organização, para cumprir os compromissos financeiros dentro de um prazo curto;

3. indicadores de atividade ou eficiência: Eles medem a eficácia da empresa no uso dos seus ativos para gerar vendas ou lucros. Tais índices incluem aspectos como o giro de estoque, o giro de ativos e o prazo médio de recebimento de vendas, sendo úteis para avaliar a gestão operacional do negócio

Por meio destes indicadores, fica mais prático e dinâmico as análises do dia a dia, bem como as ações de ajustes e/ou correções de rota para geração e preservação do caixa de uma empresa em processo de reestruturação. 

Siga-nos no Instagram @horus.pro.br e conheça as nossas soluções! 

Compartilhe

Administrador e sócio da Horus Performance em Gestão.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail