Pesquisar

SC é palco estratégico para o futuro do turismo de eventos

Foto: divulgação FG

Santa Catarina tem muito a colher fomentando o turismo de eventos. Eles impulsionam a economia, e a economia fortalece a escolha do estado como destino. Este protagonismo é reafirmado com o lançamento do programa Novas Rotas, da Embratur, em Balneário Camboriú, e a apresentação do Plano Brasis, em Florianópolis — ambos em agosto e marcos estruturantes que conectam nosso território ao Brasil e ao mundo, potencializando a realização de grandes eventos. Ambos com a presença de lideranças nacionais da Embratur e do Sebrae.

Visando promover destinos fora dos roteiros tradicionais, o Novas Rotas procura fortalecer a região da Costa Verde & Mar, incluindo cidades como Penha, Itapema, Porto Belo e Balneário Camboriú, além de também outros caminhos, como a Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes, no norte do estado. O Plano Brasis tratará exclusivamente de orientações para a promoção internacional de Santa Catarina.

Porém, enquanto Florianópolis e Balneário Camboriú recebem essas oportunidades de braços abertos, consolidando-se como destinos conectados à inovação e às novas rotas do turismo, algumas regiões catarinenses seguem na contramão, fechando portas e ficando estagnadas diante do novo. Essa resistência pode custar caro, com oportunidades perdidas, menos geração de renda e menor projeção no cenário nacional e internacional.

Para seguir crescendo, é essencial que todas as regiões compreendam que o turismo de eventos não é tendência, é uma realidade com muitas possibilidades de crescimento. E nós queremos estar na liderança — unidos, inovadores e preparados para o mundo.

Compartilhe

Presidente do Sindicato das Empresas de Promoção e Organização de Feiras, Congressos e Eventos de Santa Catarina.

Leia também