Pesquisar

Empreendedor investe R$ 2 milhões para criar startup de IA que defende: “Don’t Hire Humans!”

Foto: divulgação

A BayAI, startup de inteligência artificial (IA) sediada em Florianópolis, acaba de nascer oficialmente no mercado com uma proposta tão ousada quanto provocativa: “Don’t Hire Humans!”.

Por trás do slogan está a visão de Parsival Ferreira Araujo, empreendedor serial que investiu R$ 2 milhões de recursos próprios para criar uma empresa altamente automatizada, com apenas 3 funcionários e estruturada desde o início para operar com agentes de IA como base central do modelo de negócio.

A trajetória dele no empreendedorismo começa cedo. Ainda criança, no interior do Tocantins, teve o primeiro contato com negócios ao montar pequenas vendas locais.

Na adolescência, entrou no universo da tecnologia por meio de programas educacionais da Microsoft e passou a gerar renda com serviços de informática.

O interesse por inovação o levou à formação técnica em administração e, posteriormente, à engenharia da computação, onde fundou suas primeiras startups.

Antes da BayAI, ele criou e escalou uma empresa de tecnologia que chegou a faturar milhões e foi vendida para uma multinacional.

A experiência deixou aprendizados importantes, principalmente sobre limites de escala baseados em estruturas humanas tradicionais.

Percebi que muitas funções corporativas existem muito mais por falta de automação e uso de agentes de IA do que por necessidade real”, explica o fundador.

Foi a partir dessa visão que, em dezembro de 2025, nasceu a BayAI

A empresa desenvolve agentes de IA capazes de assumir funções operacionais e analíticas em áreas como finanças, marketing, growth, planejamento financeiro, auditoria interna e gestão, entregando tarefas que antes levavam dias em minutos, com rastreabilidade, transparência e supervisão humana apenas quando necessário.

Esses agentes de IA operam de forma integrada, aprendem com dados históricos e seguem regras de governança definidas pelas empresas.

O modelo da BayAI é radicalmente enxuto. Com apenas três pessoas no time, a startup aposta na automação total de onboarding, atendimento, execução e monitoramento por meio de agentes de IA proprietários.

Nossa tecnologia permite que a empresa cresça sem crescer em pessoas. Contratar humanos para tarefas repetitivas não faz mais sentido quando agentes de IA conseguem executar com mais velocidade e precisão”, afirma.

Segundo ele, o verdadeiro valor está em liberar talentos humanos para decisões estratégicas e não em inflar estruturas.

O investimento foi feito integralmente pelo fundador, sem aporte de fundos até o momento. A decisão de seguir bootstrap reflete tanto maturidade financeira quanto estratégia.

Quis construir produtos, clientes e eficiência antes de qualquer rodada. A BayAI nasceu para ser sustentável desde o primeiro dia, com agentes de IA como motor da operação”, diz.

A empresa já atende grandes companhias e mantém conversas com investidores estrangeiros, especialmente nos Estados Unidos, onde a adoção de agentes de IA corporativos avança mais rapidamente.

Com um discurso direto, posicionamento provocador e tecnologia proprietária baseada em agentes de IA, a BayAI entra no mercado propondo uma reflexão incômoda, mas cada vez mais inevitável: quantas funções ainda precisam, de fato, ser humanas? Para Parsival, a resposta é clara. E o slogan resume tudo: Don’t Hire Humans!

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também