O planejamento estratégico, conceitualmente é o processo organizacional contínuo de usar o conhecimento disponível para documentar a direção pretendida de um negócio.
Utilizamos esse processo para priorizar esforços, alocar recursos de maneira eficaz, realizar o alinhamento dos sócios e funcionários, nos objetivos da organização e garantir que essas metas sejam respaldadas por dados e raciocínio sólido.
Diferente do que alguns imaginam, é justamente a existência do planejamento estratégico que torna a organização mais preparada para as mudanças, pois ele prevê todo um processo de construção, análise e validação contínua da estratégia da empresa.
Por outro lado, a ausência de planejamento abre espaço para inúmeras possibilidades e a organização pode acabar se perdendo nas iniciativas, pois as opções de ações e tomadas de decisão são muito variadas.
Para elaboração de um planejamento estratégico eficiente, acreditamos que é necessário cumprir alguns pré-requisitos, tais como:
Desenhar a identidade organizacional e seu propósito
- Quem é a empresa, qual o seu atual propósito de existir
- Quem a empresa deseja ser daqui alguns anos e aonde quer chegar
Comunicar a estratégia de forma simples, clara e objetiva as áreas da empresa
Desdobramento do planejamento em execução
- Objetivos estratégicos
- Indicadores estratégicos
- Iniciativas ou planos de ações
Engajamento e cultura do time em atingir resultados
- As pessoas precisam compreender o porquê elas devem perseguir um objetivo
- O time precisa acreditar que a estratégia é possível, para que possam investir tempo e energia em executar o plano definido
Fazer um planejamento estratégico que seja concreto, útil e assertivo tem sido um desafio para muitas empresas, pois exige disciplina e persistência.
É por meio dele que as ações imediatas são transformadas em ações planejadas, direcionando todos os esforços em prol de um bem comum e desenvolvendo o pensamento sistêmico na organização.