Search

Da conexão com startups ao contato com a natureza: conheça a trajetória de Diogo Garcia

Foto: divulgação.

Diogo Garcia, líder dos programas de relacionamento com startups da KPMG Brasil e mais de 15 anos de experiência nas áreas de vendas B2B, startup hunting, novos negócios, inovação e growth em grandes corporações.

Amante da conexão com a natureza, ele participa de uma série de entrevistas sobre a trajetória de empreendedores e profissionais que se destacam em suas carreiras que estou publicando aqui na coluna. Confira abaixo:

Conte um pouco sobre sua história profissional?

Diogo: Fui analista do programa Shark Tank Brasil e jurado de seleções de startups e scale-ups em entidades que fomentam o desenvolvimento da inovação no Brasil. Hoje sou TEDx speaker, líder de umas das comunidades colaborativas mais relevantes de players do ecossistema empreendedor brasileiro, a Confraria do Empreendedor. Speaker nas áreas de vendas, ecossistemas de inovação e gestão de comunidades, atuo também como mentor e conselheiro de startups e PMEs. Sou co-autor do livro Ponte para o Mundo, no qual aborda a dinâmica e os elementos chave de ecossistemas brasileiros e globais.

O que te fez escolher esse caminho?

Diogo: Tudo começa e termina com pessoas. Vender é sobre entender de pessoas e suas necessidades. Saber se conectar e colaborar também são habilidades necessárias para que você seja um bom vendedor. Como me vi com esses skills e entendi que, sem vendas, não há negócios. Percebi também que esta área não tem nada de “amador”. É estratégia e ação o tempo inteiro. Sempre fui curioso e questionador sobre como as coisas eram feitas e me encontrei no mundo das startups, que desafiam o status quo. A partir daí, me dediquei, estudei, aprendi com mentores e comecei a atuar em frentes com empreendorismo e inovação.

Quais são os principais aprendizados da sua trajetória?

Diogo: Muitos aprendizados tive, mas algo que destaco são: as pessoas não são “propriedade” das empresas, elas estão naquelas empresas e construir relacionamentos de confiança e sempre sobre focar no indivíduo. Outro ponto é: se você reconhece seus pontos fortes, foque nisso e siga. A probabilidade de sucesso na carreira é muito maior. Mas sempre com os pés no chão.

O que você ainda almeja conquistar?

Diogo: Eu acredito que se você se dedica e gosta do que faz, entende onde está e quais as oportunidades que existem ao redor e segue consistente nas escolhas profissionais que faça, muita coisa boa estará por vir. Então, sigo esta lógica.

Quais hábitos você mantém para ter mais qualidade de vida no âmbito profissional?

Diogo: Acredito que o equilíbrio é indispensável em todas as esferas da vida. Além de buscar sempre hábitos  de saúde cada vez mais saudáveis, a começar pelo sono de qualidade, a conexão com a natureza para mim é importante para recarregar as energias.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC/SP/PR, 4 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças 2023.

Leia também