Santa Catarina passa a contar com o PROTALENT, programa de conexão entre universidades e empresas, lançado nesta semana em Joinville, durante o IEL Summit 2024.
A iniciativa vai promover o engajamento de estudantes e professores, de diversas áreas do conhecimento, para solucionar desafios práticos trazidos pelas empresas.
Na prática, estudantes terão contato com empresas e, diante de problemas reais delas, poderão colocar seus conhecimentos teóricos em prática.
As empresas, por sua vez, poderão conhecer talentos, ajudar a desenvolver profissionais e ter acesso ao que há de melhor nas universidades do estado.
Eliza Coral, gerente executiva do IEL/SC, observa que aproximar universidades e empresas é um desafio de muitos anos:
“O IEL foi criado para fazer esta conexão por meio do estágio. Com o PROTALENT, queremos melhorar a conexão. Há desafios em comum: as empresas precisam encontrar os melhores talentos, desenvolver os talentos e mostrar para os estudantes que a indústria tem tecnologia, é um lugar legal de trabalhar, tem oportunidades de crescimento. E as universidades precisam engajar os alunos, aproximar os professores de problemas práticos”.
Segundo a executiva, as indústrias irão trazer seus problemas, seus desafios para serem solucionados por alunos que estejam fazendo graduação, ensino técnico ou aprendizagem industrial, ao longo do semestre:
“Queremos transformar o aluno num profissional, num inovador, quem sabe alguém que vai empreender e montar uma empresa de tecnologia que possa atender à indústria e outras empresas. O IEL é o grande conector”.
Neste ano, o programa vai funcionar em Joinville e em Rio do Sul. No ano que vem, será expandido para as outras regiões do estado.