Siga nas redes sociais

Search

Economia SC Drops: Como um clube de assinatura quer expandir as fronteiras do chimarrão

Foto: divulgação

Semelhante a um clube de vinhos, um grupo de Palhoça teve a ideia de criar um clube de assinatura de chimarrão, visando valorizar e expandir o conhecimento da bebida. O Economia SC Drops de hoje é com Brian Ilkiw, co-fundador e diretor de operações do Mate in Box. Engenheiro de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e apaixonado por erva-mate, ele busca expandir as fronteiras do produto, conquistando e encantando novos consumidores para essa típica planta brasileira. Confira abaixo:

Quando o Mate in Box surgiu? De onde veio a ideia para montar esse modelo de negócio?

Brian: A ideia do Mate in Box surgiu em 2017. Naquela época, a paixão pela erva-mate foi o que uniu eu e meus sócios-fundadores, Selen e Conrado. Apesar de termos sido introduzidos à erva-mate pela cultura do chimarrão, aos poucos fomos aprendendo sobre outros aspectos da planta, como seus benefícios e potencial energético. Sentíamos, porém, que o setor da erva-mate estava bastante estagnado e poucas inovações chegavam ao consumidor final. Vimos no modelo de clube de assinatura de chimarrão um bom ponto de partida para lançarmos um MVP no mercado, ganhar autoridade com o público já consumidor de erva-mate e conhecer mais o setor ervateiro. Isso nos deu força para lançar tendências ainda mais inovadoras.

Como foi unir um hábito tradicional com tecnologia?

Brian: Como toda inovação em um setor tradicional, enfrentamos certa barreira inicial. Mas com o tempo, começamos a acertar nossa comunicação e mostrar que a erva-mate podia ir além, explorar novos sabores, diferentes moagens, padrões e formas de consumo, sempre observando boas práticas de produção. Tudo isso, alinhado a uma estratégia de marketing digital e análise de dados, nos deu grande vantagem para entender como poderíamos agregar valor tanto para o consumidor como para o produtor. Através dos dados, descobrimos que a dificuldade no preparo e a visão tradicionalista eram grandes barreiras para que a erva-mate pudesse conquistar novos consumidores e expandir seu mercado.

Quais os benefícios do mate para a saúde?

Brian: Estudos recentes apontam 9 principais benefícios da erva-mate: diminui o cansaço físico e mental, acelera o metabolismo, diminui o colesterol e triglicérides, ajuda na digestão, fonte de vitaminas e minerais, possível ação anti-diabética, efeito diurético e propriedades afrodisíacas.

Além do e-commerce, o Mate in Box também oferece curadoria de erva-mate. Como é esse processo? 

Brian: Nossos especialistas provam ervas de diferentes ervateiras, de diferentes regiões e fazem uma classificação em termos de sabor, aroma, amargor, granulometria e cor, para selecionar ervas singulares, que o consumidor dificilmente teria acesso em outros lugares. Estas ervas, então, são aprovadas para venda em nossa loja online e garantem lugar no nosso clube de assinatura.

Em algumas regiões, especialmente no sul, o mate é tão forte quanto o café. Como essa cultura pode ser aprimorada e até disseminada pelo Brasil?

Brian: Esse é o propósito do Mate in Box: expandir as fronteiras da erva-mate. Vimos que com o Clube de Assinatura de Chimarrão atendia muito bem os já consumidores de erva-mate e agregamos valor ao setor, mas isso não era suficiente. A erva-mate ainda estava muito aquém do seu potencial. Uma planta nativa da nossa terra, que une a energia do café com os benefícios à saúde do chá verde, não poderia ficar restrita somente aos seus consumidores tradicionais. A erva-mate merece conquistar novos consumidores pelo Brasil e pelo mundo. Mas para isso, diferentes formas de consumo precisam ser criadas, similarmente como ocorre com o café e com a Camellia sinensis (matéria prima para o chá verde, chá preto e matchá). Para atender esse novo público, jovens de grandes cidades que buscam uma alternativa saudável ao café, o Mate in Box criou um novo mate. O Blend de Erva-Mate Especial, um padrão de erva-mate exclusivo do Mate in Box, com ervas selecionadas em uma moagem extra-grossa, propicia um mate fácil de se preparar e versátil, podendo ser consumido tanto com água quente como gelada. Para acompanhá-lo, criamos as Cuias Mate in Box. Térmicas, em aço inox, elas são práticas e companheiras ideais para um dia de trabalho. Além disso, para difundir essa nova forma de se consumir erva-mate, investimos bastante em conteúdo online, tanto em texto como em vídeo. Nessas comunicações, de forma leve e descontraída, levamos informação e conquistamos novos adeptos à erva-mate e fãs da marca.

Como funciona o clube de assinatura? Quantos produtos o assinante recebe e quais os outros benefícios?

Brian: Com o lançamento dessa nova forma de consumo de erva-mate, o Clube, agora, tem como produto principal os Blends de Erva-Mate Especial. Os assinantes recebem todos os meses, em suas casas, um pacote diferente dessa erva-mate exclusiva do Mate in Box. Além dele, os assinantes podem optar por também receber as ervas-mate de chimarrão, tereré, argentinas ou uruguaias, selecionadas pelos especialistas do clube. Como vantagem adicional, os assinantes têm desconto em compras na loja e acesso a promoções exclusivas.

O consumo do mate aumentou durante a pandemia? Quanto vendem, em média, em um ano normal e quanto foi nesse período de quarentena?

Brian: No geral, o consumo do mate aumentou. Com a orientação de não compartilhar cuias, as pessoas estão optando por cuias individuais, o que tende a elevar o consumo de erva por pessoa. Outro ponto sentido pelo Mate in Box foi o surgimento de novos clientes adeptos ao e-commerce. Com restrições de circulação, muitas pessoas estão experimentando pela primeira vez as compras online. Nossas vendas cresceram 8x de 2019 para 2020!

Quais as expectativas e planos para 2021?

Brian: Em 2021 já lançamos uma nova linha de blends, novos modelos de cuias e garrafas térmicas. No momento, estamos abrindo novos canais de vendas B2B, para que nossos produtos possam estar também disponíveis em pontos de venda físicos, acelerando ainda mais a difusão desses produtos que representam muito esse novo horizonte da erva-mate.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail