Siga nas redes sociais

Search

Consultoria logística: por que vale a pena e o que saber sobre o tema

Compartilhe

Foto: brostock/AdobeStock

Os e-commerces trouxeram oportunidades e desafios para os empreendedores, assim como alternativas interessantes para os consumidores.

As novas tecnologias e o crescimento das redes digitais alteraram muito a relação entre vendedores e compradores, ora possibilitando o alcance maior da marca, ora propiciando a facilidade de uma compra que pode ser feita sem sair de casa.

Para que o modelo de loja virtual funcione, o e-commerce deve, além de vencer a concorrência, estar preparado para os inúmeros desafios de gestão e logística. Sem uma gestão eficiente, o negócio pode fracassar.

Nesse sentido, o aparecimento de gestores e consultores é revolucionário e, uma mão na roda para muitos lojistas que estão “perdidos” no mercado virtual.

Assim, apresentando novas soluções tecnológicas e metodológicas, bem como um novo olhar sobre o marketing empresarial, as consultorias podem corrigir os rumos de uma empresa, otimizar o processo logístico e aumentar o faturamento de uma loja. 

Para Felippe Goebel, consultor empresarial especialista no assunto e CEO do Frete Barato, o know-how que uma consultoria traz para o cliente pode ser a solução para inúmeros problemas enfrentados diariamente:

“Investir em serviços de consultoria logística faz, sem dúvida, a diferença dentro de uma empresa, seja ela pequena, média ou grande. Isso porque o olhar de uma pessoa de fora pode, inclusive, trazer inovações… os gestores, a equipe interna de uma empresa precisa focar na operação do dia a dia e isso impede naturalmente de que eles possam pensar em ações mais voltadas para o futuro da companhia”.

O consultor externo, assim, tem a possibilidade de analisar as práticas operacionais e logísticas sem uma relação emocional com o negócio, permitindo que ele perceba os problemas de rotina e crie alternativas que melhorem a eficiência da empresa.

A gestão do estoque e da armazenagem pode, por exemplo, se for ineficiente, atrasar o processo de separação e de expedição de pedidos, acarretando atraso do envio dos produtos para a transportadora e para o consumidor.

A demora em enviar as compras efetuadas impactará a experiência de compra do cliente, trazendo inúmeros prejuízos para o e-commerce.

A consultoria logística, nesse sentido, é responsável por avaliar os processos e as práticas adotadas pelo e-commerce, verificando alternativas e apresentando soluções, como um sistema de gerenciamento de estoque, o que facilita muito a atividade da loja.

Uma gestão logística eficiente do transporte garante que o e-commerce tenha processos ágeis e custos reduzidos. Em alguns casos, a solução pode vir inclusive com a aproximação entre o e-commerce e hubs de transportes, como o Frete Barato.

Como escolher uma consultoria logística?

O empresário destaca que para fazer uma boa contratação o empresário deve sempre verificar se a empresa/consultor tem experiência em projetos similares.

Isso é fundamental para saber se a consultoria logística a ser contratada domina o setor de atuação da sua empresa.

Essa expertise é determinante para o sucesso e é o que faz com que a contratação de uma consultoria logística não seja um custo e sim um investimento.

A Rosa Azul Kids, por exemplo, é um desses exemplos do que uma consultoria pode trazer de resultados: o e-commerce infantil teve suas vendas aumentadas em 350% depois da consultoria de Felippe Goebel.

Assim, na prática, uma boa consultoria logística vai muito além de uma questão meramente gerencial e operacional.

Ela é uma oportunidade para os e-commerces terem contato com soluções personalizadas, que agregam uma série de  benefícios aos negócios.

Saiba mais clicando aqui.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail