Siga nas redes sociais

Search

8 tendências de e-commerce para 2022

Compartilhe

Foto: chaiwat/AdobeStock

O ano está quase no fim e com ele se consolida um dos mais promissores para o comércio eletrônico. O período de pandemia que vivenciamos trouxe significativas mudanças para o e-commerce: de livros a alimentos, hoje é possível comprar quase tudo com poucos cliques em um computador ou em um smartphone.

Pesquisas, como a realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), apontam que, em 2022, grande parte dos consumidores brasileiros pretendem continuar comprando mais pela internet do que nas lojas físicas.

Como o mercado está cada vez mais competitivo, mesmo as empresas já nascidas em um mundo omnichannel precisam estar um passo à frente das tendências do comércio eletrônico para garantir o bom acompanhamento das demandas dos clientes e não serem dominadas por uma concorrência mais ágil.

Por isso, separamos as principais tendências do comércio eletrônico para 2022. Fique de olho nelas ao desenvolver sua estratégia de negócios de e-commerce para o ano que se inicia e, esteja mais preparado para o que o espera à frente.

CONSULTAS DE VÍDEO ONLINE

Funciona assim o sistema: um usuário acessa o site da loja, procura um produto, conhece suas características e faz uma descrição detalhada. Se o consumidor precisar de mais informações ou tiver alguma dúvida, o funcionário da loja on-line responde por meio de uma videoconferência. Com isso, os clientes têm a oportunidade de fazer um tour virtual pelo e-commerce.

PESQUISA E COMPRA POR VOZ

Embora seja um recurso comum e presente em vários aparelhos e softwares, parece que somente agora os e-commerces têm dado mais valor à ferramenta. É eficiente e permite a diminuição no tempo de procura por algo específico na loja, sendo um grande atrativo para os consumidores.

COMPRA POR RECORRÊNCIA

A recorrência de produtos é uma modalidade que vem ganhando força, principalmente devido aos serviços por assinatura, como os clubes do livro, os clubes de carne e os clubes de cerveja e vinhos, por exemplo. Com essa tendência, as empresas, ao venderem o seu produto por períodos determinados (mensal, semestral e anual, por exemplo), possuem uma previsão de caixa mais clara e, nesse movimento, também conseguem fidelizar o cliente, que vê, no serviço ofertado, a qualidade esperada. Além disso, para os clientes, é possível notar um preço mais em conta, já que ele compra um valor superior àquele que é gasto pelo cliente eventual.

CONFORTO E SIMPLICIDADE

Se fazer um pedido em um site causar dificuldades para o consumidor, certamente ele procurará outra loja. Por isso, é fundamental oferecer para o cliente um site confortável e fácil de navegar, oferecendo opções como:

  • Fazer um pedido em 1 clique.
  • Permitir um checkout mais rápido.
  • Oferecer um método de pagamento popular.
  • Salvar os dados dos usuários para compras futuras.
  • Liberar a compra diretamente na página do produto.
  • Oferecer parcelamento.

MOBILE FIRST

Sem dúvida, os usuários de smartphones são os mais ativos na internet agora. A maioria das transações online são feitas por dispositivos móveis, inclusive compras. Por isso, é necessário ter um site otimizado para atender a todas as versões mobile disponíveis no mercado.

MÉTODOS DE PAGAMENTOS RÁPIDOS

O pagamento instantâneo é um aspecto muito importante para o crescimento da receita do e-commerce. Nessa perspectiva, o PIX, criado pelo Banco Central do Brasil, tem se destacado. Isso porque a possibilidade de realizar o pagamento de um compra instantaneamente, diminui custos (como as taxas do cartão de crédito) e reduz burocracias.

ENTREGA RÁPIDA

O perfil do consumidor brasileiro é marcado por deixar as compras para a última hora. Por isso, é fundamental oferecer entregas expressas, como as realizadas pela Smart2C, que tem como diferencial realizar entregas em até 24 horas. Otimizar a entrega de produtos além de salvar os compradores de última hora é capaz de fidelizar clientes por meio da experiência.

FRETE ECONÔMICO

Um frete que custa mais do que o produto espantar clientes. Não é à toa que o preço da entrega está entre um dos motivos de maior abandono de carrinhos. Por isso, a entrega otimizada tem deixado de ser um diferencial para se tornar uma forma de se manter no mercado.

Uma opção para sair na frente da “corrida da entrega econômica” sem perder a velocidade da entrega, que também é importante para o consumidor, é trabalhar com mais de uma transportadora e usar serviços de plataformas de cotação de frete, como o Frete Barato.

Hub de transporte que integra e-commerces com as melhores transportadoras do Brasil, atuando com abrangência nacional, a startup oferece para o lojista, sem cobrança de mensalidades, cotar preços, prazos e condições em transportadoras selecionadas sem a necessidade de fechar contrato com elas.

Com isso, o e-commerce pode oferecer variadas modalidades de frete, atendendo tanto clientes que desejam fretes mais em conta quanto envios mais ágeis, independente do custo. Conheça a plataforma da Frete Barato, transforme o frete em seu aliado e prepare-se para vender mais em 2022. 

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail