Siga nas redes sociais

Search

Automação em logística: o que todo lojista precisa saber

Compartilhe

Foto: agny_illustration/AdobeStock

Automatizar tarefas usando a tecnologia a fim de reduzir a intervenção humana é, quase sempre e em todos os setores, sinônimo de melhorar a qualidade e o controle dos processos, tornando-os mais eficientes, gerando economia de tempo, padronização do desempenho e melhora dos níveis de serviço.

Para a logística, a automação pode e deve acontecer em todas as operações, desde sistemas de controle, maquinários e softwares em armazéns, centros de distribuição e veículos até atendimento ao cliente e logística reversa. Em resumo: ela é importante em toda a cadeia de suprimentos.

Vantagens da automação em logística

Ter um e-commerce altamente automatizado possui grandes e relevantes benefícios:

  • Dados: Ao ter acesso aos dados em tempo real e poder analisar essas informações em qualquer etapa do processo, ou melhor, durante todo o processo, o lojista pode tomar melhores decisões, sobretudo por meio do auxílio de relatórios.
  • Velocidade: A utilização de software ou tecnologia de gestão logística traz agilidade à gestão, o que naturalmente gerará um melhor aproveitamento de espaços que tem por consequência uma economia de custos.
  • Menos erros: As entradas manuais de dados, quando erradas, podem gerar significativas perdas financeiras para o lojista.
  • Mais controle: A automação pode resultar em sistemas que oferecem a flexibilidade necessária para se adaptar às regras de negócios específicas da empresa. Esses sistemas também podem ser poderosos o suficiente para fazer com que todos os usuários sigam suas políticas. Além disso, eles permitem monitorar as cargas em tempo real e, em geral, conectar todas as etapas do processo para que se possa ter uma visão mais ampla do que está acontecendo com os estoques, prevendo, assim, vários cenários.
  • Melhor atendimento ao cliente de vários ângulos: Por exemplo – é possível incluir facilmente as especificações de envio e ter visibilidade completa da rota enquanto se aproveita o fato de que a automação reduz a incerteza nos tempos de resposta.

TENDÊNCIAS E FERRAMENTAS

O software de gestão é a primeira ferramenta tecnológica de aprimoramento para automatizar a logística, seguida de perto pela robótica. A combinação desses elementos chega a possibilitar tendências como armazéns inteligentes.

As soluções de robótica para armazenamento, abastecimento e equipamentos de carga e descarga, só para citar algumas tarefas, podem se tornar autônomas e altamente programáveis.

Além disso, elas permitem que os lojistas aproveitem os benefícios de estarem conectados à rede em trânsito e de acessar Big Data.

É nesse contexto, inclusive, que temos o surgimento da chamada Logística 4.0, prática que utiliza a tecnologia digital para dar uma visão completa dos processos e da rede de distribuição.

 A Frete Barato oferece a tecnologia necessária para que e-commerces consigam otimizar e automatizar processos de transporte.

Com o sistema que é oferecido, lojistas conseguem trabalhar com mais de uma transportadora e usar serviços de plataformas de cotação de frete

Hub de transporte que integra e-commerces com as melhores transportadoras do Brasil, atuando com abrangência nacional, a startup oferece para o lojista, sem cobrança de mensalidades, cotar preços, prazos e condições em transportadoras selecionadas sem a necessidade de fechar contrato com elas.

Com isso, o e-commerce pode oferecer variadas modalidades de frete, atendendo tanto clientes que desejam fretes mais em conta quanto envios mais ágeis, independente do custo.

Conheça a plataforma da Frete Barato e ofereça em seu e-commerce mais opções de entrega para os seus clientes. Faça uma cotação hoje mesmo.

Investir na automatização e modernização da logística, ou então terceirizar essa função para especialistas com esse tipo de infraestrutura, já não é uma opção, é uma necessidade de se manter competitivo no mercado.

Saiba mais sobre a Frete Barato clicando aqui.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail