Siga nas redes sociais

Search

Economia SC Drops: Como hubs de integração ajudam a impulsionar o ecossistema de inovação e tecnologia

Romualdo Silva, fundador da ConnectThink, e Wellington Casas, especialista em integrações.

O Economia SC Drops de hoje vai tratar das Ipaas (Integration Plataforms as a Service), ferramentas que otimizam outras plataformas ao conectá-las a outros serviços. Para essa conversa, chamamos Romualdo Silva, fundador da ConnectThink. A empresa de Joinville foi uma das primeiras parceiras mundiais do Integromat, uma das principais soluções de Ipaas (Integration Platform as a Service) do mundo. Confira abaixo:

Qual o papel de um hub de integração? Como ele impacta o desenvolvimento de uma startup?

Romualdo: Uma solução de hub acelera o processo de integração entre sistemas, além de facilitar a gestão e o acompanhamento da transação de dados. As empresas de software e Startups podem se beneficiar, pelo menos em duas frentes, disponibilizar seus conectores aos outros já liberados no hub (são mais de 600)  e, para uso próprio, construir automações e integrações que reduzem custos e deixam o dia a dia mais eficiente. No final, todos ganham.

Como é o cenário de hubs de integração em Santa Catarina?

Romualdo: Temos conversado com algumas empresas da região para auxiliar e apoiar no processo de incluir suas soluções em um dos hubs que somos especialista, que é o Integromat. Já temos alguns homologados e uma grande lista em desenvolvimento, mas me alegra ver a visão dos empreendedores em ter suas soluções sendo disponibilizadas dentro de plataformas como o Integromat. Além disso, firmamos uma parceria com uma escola de formação de desenvolvedores que utilizam o Integromat como ferramenta para auxiliar no ensino.

Como está a busca por esse tipo de facilitador?

Romualdo: Entendo que o mercado de automação e integração está numa curva natural de crescimento, principalmente porque muitas soluções já tem suas API’s (canais de integração) bem desenhados e prontos para uso.  A Connect Think, que é fruto de uma experiência positiva que tivemos no nosso negócio principal (CRMThink), tem um modelo para apoiar, auxiliar os clientes e desenvolvedores de softwares a tirarem maior vantagem com esse tipo de solução, incluindo redução de custos.

Como a Connect Think opera como um hub de integração?

Romualdo: Fomos um dos primeiros parceiros mundiais do Integromat, uma das principais soluções de Ipaas (Integration Platform as a Service) do mundo e ao longo dos últimos anos formamos um time que atuam basicamente em duas frentes: desenvolvimento de integrações e automações utilizando a plataforma e construíndo os conectores (APPS) e homologando para que elas sejam disponibilizadas dentro do hub para que sejam utilizadas pelos usuários. 

Quais os próximos passos da empresa?

Romualdo: Temos um planejamento de longo prazo bem desenhado, mas ele passa principalmente por acompanhar o crescimento desse mercado, isso inclusive requer um papel educacional para demonstrar para o mercado os ganhos ao adotar uma solução de Ipaas, tanto para os desenvolvedores quanto para o usuário final. Para isso, seguiremos ainda mais próximos da equipe do Integromat (temos feito uma ponte sobre as politicas e cultura do nosso mercado local) e investindo em materiais especializados sobre o conceito e sistema.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail