Siga nas redes sociais

Search

Com 10 anos, empresa aposta em novos planos para oferta de serviços financeiros

Gabriel Manes, Gabriel Manes, diretor de Marketing e de Canais na Conta Azul. / Foto: Divulgação

Em janeiro, a Conta Azul, fintech de Joinville, completa 10 anos e se prepara para um ano de ampliações. A empresa foi a responsável pela primeira operação estruturada em open banking do país em uma integração com o Banco do Brasil. Hoje, está integrada a mais de 1 mil prefeituras, aos 5 principais bancos do país e a 60 empresas de tecnologia para auxiliar na gestão de vendas, no gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), entre outros processos. 

O Economia SC Drops conversou com Gabriel Manes, diretor de marketing e de canais na Conta Azul, para saber quais os próximos passos da fintech e o que esperar do setor em 2022. Confira abaixo:

Quais as expectativas da Conta Azul para 2022?

Gabriel: Estamos confiantes de que 2022 será um ano muito melhor para as empresas de todos os tamanhos no Brasil. Há um grande espaço para os negócios. Todos os anos trazem suas incertezas, mas passados quase dois anos sob impacto da Covid-19, o avanço da imunização e as oportunidades de retomada e crescimento estão claras. Em janeiro, a Conta Azul completa 10 anos e temos muito a celebrar e ainda mais a conquistar, fortalecendo o apoio que oferecemos ao dono do negócio com um ERP em nuvem simples de usar e cada vez mais conectado a tudo que a empresa precisa: contador, banco e governo. Vamos continuar avançando na mobilidade e também na oferta de serviços financeiros sem burocracia e com muito ganho de tempo.

De uma forma geral, o que podemos esperar das fintechs daqui pra frente? Como esse segmento de startups vai influenciar o mercado e hábitos dos consumidores?

Gabriel: As fintechs surgiram para transformar e modernizar de vez o mercado financeiro. Recursos que antes demandavam altos investimentos e eram acessíveis apenas a grandes empresas estão mais flexíveis e acessíveis a todos. A transformação digital foi acelerada pela pandemia porque mais gente percebeu que serviços financeiros digitais são seguros, simples e funcionam melhor. Essa mudança abre mais espaço para as fintechs crescerem ainda mais nos próximos anos, em áreas que vão de meios de recebimento mais simples a automatização das contas a pagar da empresa.

Como foi 2021 para a Conta Azul?

Gabriel: Foi um ano muito positivo, de crescimento para a Conta Azul e para os nossos clientes. Cada ano traz seus desafios e vimos contadores e donos de negócio explorando novas possibilidades de simplificar rotinas e de crescer. Lançamos um novo aplicativo para smartphone, o Conta Azul de Bolso, evoluímos nossa solução de cobrança com novas formas de recebimento (PIX e cartão via link de pagamento), além de facilitar a colaboração entre contador e empresa. Cada vez mais, conseguimos liberar tempo na empresa que centraliza tudo no nosso ERP em nuvem: ao registrar vendas, receber mais rápido com boleto, PIX ou cartão, automatizar a conciliação do contas a receber e enviar tudo para a contabilidade, sem papel nem redigitação. E ainda importar notas de produtos e serviços tomados, acessar guias de impostos e interagir com o contador pela própria plataforma. Por tudo isso, conseguimos alcançar patamares inéditos de satisfação dos clientes.

No final do ano passado, a Conta Azul lançou uma nova versão do aplicativo. Quais as principais mudanças? A quem beneficia?

Gabriel: A necessidade de lançar uma nova versão do aplicativo veio da vontade de melhorar a experiência dos clientes da Conta Azul no acesso às informações do ERP. As principais mudanças do app antigo para o novo, são:

  • Mudança na usabilidade: agora ao cadastrar uma venda é possível selecionar a forma de pagamento dela, seja boleto, cartão, transferência, etc. Na versão anterior do aplicativo só era possível selecionar a condição do pagamento, à vista ou parcelado;
               
  • Mudança no visual: toda a usabilidade do aplicativo foi reformulado e, portanto, agora está mais completo, moderno e intuitivo para os usuários;
               
  • Nova gestão de orçamentos: ao contrário do antigo ainda aplicativo, em que os usuários só podiam cadastrar vendas, agora também será possível cadastrar, gerenciar e enviar orçamentos ao cliente, após cadastrados, esses orçamentos ficam com status em aberto, aceito ou recusado para gerenciamento.

Vale ressaltar que na versão anterior, a gestão de orçamento era mais limitada, possibilitando apenas o cadastramento dos orçamentos na plataforma. O aplicativo Conta Azul de Bolso surge com o propósito de auxiliar os usuários a terem o controle dos seus negócios, na palma da sua mão, através dos seus smartphones. Essa novidade permite que o usuário não perca mais nenhuma venda por estar fora da sua loja. Além disso, por ser integrado com a plataforma original, quem usa não precisa ter retrabalho para cadastrar tudo novamente.

Quais os próximos passos da empresa?

Gabriel: Agora em janeiro a empresa completa 10 anos de fundação. Vamos ter várias ações para começar 2022 com o pé direito. Em termos de plataforma, avançaremos para novos segmentos de mercado, ampliaremos as ofertas de serviços financeiros e evoluiremos nosso aplicativo. Agora em dezembro anunciamos a compra da Swipe, plataforma de serviços bancários digitais. A aquisição é parte da estratégia da Conta Azul de acelerar a oferta de soluções bancárias para seus clientes, donos de negócio e contadores, automatizando e simplificando a gestão da tesouraria das empresas.Além de substituir o tempo gasto no Internet Banking fazendo pagamentos e transferências, o dono do negócio vai ter mais produtividade e eficiência. A conta digital integrada ao ERP vai trazer muito mais facilidade para a gestão financeira dos nossos clientes, eliminando a necessidade atual de redigitar informações. Tudo o que é feito hoje no banco, como pagamentos e transferências, poderá ser feito diretamente pelo ERP, em poucos cliques. Além disso, continuamos expandindo nossos negócios regionalmente, para estar ainda mais perto dos donos de negócios e das empresas contábeis.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail