Siga nas redes sociais

Search

SCMC conecta empresas e universidades para fortalecer o setor têxtil 

Foto: Divulgação

Com o intuito de trazer um novo olhar para a moda, um grupo de empresários iniciou um movimento que une a tradição do setor têxtil catarinense com a veia inovadora do estado. 

O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) é uma plataforma colaborativa que cria uma conexão entre indústria, varejo, academia, estudantes e comunidade. 

Só no ano passado, foram mais de 18 mil pessoas empregadas pelos associados, além de um faturamento de R$ 5 bilhões das empresas associadas ao movimento.

O Economia SC Drops conversou com Fernando Siebert, presidente do SCMC e sócio-diretor da Coratex Química, para saber mais sobre os projetos atuais e futuros. Leia abaixo:

Como e quando surgiu o SCMC? 

Fernando: O Santa Catarina Moda e Cultura surgiu em 2005 por um grupo de empresários de Santa Catarina que resolveu atuar de forma colaborativa entre empresas e universidades. Atualmente, em nosso corpo executivo temos como representantes: 

  • Diretoria (que atualiza a cada dois anos)

Presidente: Fernando Alfredo Siebert – Coratex 

Vice-presidente: Elizabeth Brandes – Brandili 

Diretora Financeira: Talita Forlin Rincaweski – Grupo Marlan 

Consultora: Amélia Malheiros – Fundação Hermann Hering 

  • Conselho fixo 

Alvin Rauh – Karsten 

Carlos Tavares D’Amaral – Cia Hering 

Claudio Grando – Audaces 

Cristiano Buerger – Tecnoblu 

Giuliano Donini – Marisol 

  • Executivos

Fernanda Rickmann – Gestora de Projetos 

Rodrigo Zen – Diretor Criativo 

Quais os principais projetos desenvolvidos? 

Fernando: Podemos destacar os últimos que envolvem as universidades, como o MODA AMANHÃ, que é o único de seu formato no Brasil. Ele une, simultaneamente, diferentes indústrias criativas e instituições de ensino superior e técnico do estado, compartilhando visões a fim de provocar ações de mudança no ensino, pesquisa e extensão de moda, design e têxtil, que reflitam da e na indústria catarinense. Além disos, temos o LABCRIA, também com universidades. Essa é uma iniciativa com foco em pesquisa e criação de moda, com 10 alunos de 10 universidades de Santa Catarina que puderam exercitar o potencial criativo junto a Lili Tedde, profissional responsável pelo estudo que orientou o desenvolvimento de toda a coleção apresentada no O Coletivo Cria, e viver na prática a experiência de criar uma coleção de moda com base em tendências de vanguarda. Temos também um projeto que vem se fortalecendo desde 2017 que é o comitê #GENTEQUEFAZ, que reúne time das áreas de patrimônio humano, RH e tem como objetivo trocar experiências, debater temas relacionados ao desenvolvimento da cultura organizacional. Com reuniões mensais, os temas são trazidos pelos participantes que sentem no dia a dia os desafios de desenvolver competências e alcançar resultados. Direcionado à alta liderança, O VIC (Very Important Companies) é uma imersão na cultura das grandes marcas, que são referência em seu segmento de atuação e que inspiram através de seus valores. Ao longo de mais de uma década os associados do SCMC já tiveram oportunidade de conhecer cases como: Arezzo, Renner, Natura, 3M, Grupo Boticário, Duas Rodas, Intelbras, Volvo, Portobelo, Butzke, Vinícola GRando, Santander, Tramontina, Calçados Beira Rio, Bertex, Braskem, Instituto Senai de Tecnologia (IST), dentre outras que inspiram nosso time com sua evolução. O EXPERIENCE é um momento para receber parceiros na empresa anfitriã da vez. Ele surgiu no intuito de contar de que forma cada um arruma a casa, em uma visita guiada por dentro das fábricas, tratando da logística dos processos e métodos de produção, como é o cuidado com o patrimônio humano e, ainda, mostra aos parceiros qual sua expertise de mercado. Já o THINKING, também direcionado à alta liderança, é uma pausa para pensar, refletir e confraternizar, reunindo associados, suas famílias e convidados em encontros descontraídos. Os encontros acontecem numa dinâmica informal e bem ao estilo catarina.

Quantas pessoas integram o grupo?

Fernando: Somos em 19 empresas associadas de Santa Catarina: Altenburg, Audaces, Blumenau Iluminação, Brandili, Beagle, Cia Hering, Coratex, Círculo, Dalila, Fakini, Fundação Hermann Hering, Grupo Marlan, Grupo Romitex, HI Etiquetas, Karsten, Meias Loa, Marisol, Oceano Surfwear e Tecnoblu.


Em um estado onde a indústria têxtil tem muita força, qual a importância em contar com iniciativas como as que a SCMC promove?

Fernando: Nosso propósito é estimular a inovação e o pensamento crítico através da colaboração e conexão entre a indústria criativa de SC, universidades e estudantes.


Além de atuar já com profissionais, a SCMC atua com público universitário. Como e por que é feito esse trabalho?

Fernando: Promover jornadas de aprendizado e troca de experiências, abordando desafios de inovação com temas voltados à sustentabilidade, design, branding, varejo, omnicanalidade. Além de oportunizar contato direto com a indústria e oportunidades em eventos de arte, cultura e tecnologia. 


Quais os próximos passos da SCMC?

Fernando: Temos muitos projetos voltados à sustentabilidade e tecnologia para 2023. Missões fora do estado de SC, como o nosso tour do algodão em Mato Grosso, que já teve duas edições e sempre surpreende todos que embarcam com a gente. Também vamos reforçar nossas parcerias com grandes entidades em ações conjuntas e os nossos programas com as universidades de Santa Catarina. 

Leia outras entrevistas do Economia SC Drops clicando aqui.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail