Siga nas redes sociais

Search

O futuro financeiro depende das escolhas que fazemos agora

Compartilhe

Com o objetivo de fomentar o modelo cooperativista, anualmente, na terceira quinta-feira do mês de outubro, é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC).

A data reforça os impactos que as cooperativas de crédito geram no desenvolvimento econômico e social das comunidades em que estão presentes.

De acordo com o Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito, mais de 290 milhões de pessoas são atendidas por mais de 86 mil cooperativas de crédito localizadas em 118 países.

No Brasil, segundo a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), são mais de 700 cooperativas de crédito que impactam mais de 13,9 milhões de pessoas.

Este ano, a comemoração será realizada no dia 20, e terá como tema central “Fortaleça seu futuro financeiro com uma Cooperativa de Crédito”.

Mas como as cooperativas podem contribuir para o fortalecimento deste futuro? Entendo que, antes mesmo de falarmos de futuro, precisamos falar do presente. 

Diante de um cenário em que as pessoas estão cada vez mais com dificuldades de cumprir seus compromissos financeiros e de manter suas contas em dia, fortalecer um futuro só se torna possível por meio da educação, formação e informação (o quinto princípio do cooperativismo).

Nós, como cooperativas de crédito, vemos neste princípio um caminho para construirmos o presente e fortalecermos o futuro. Isso porque entendemos que, nossas escolhas de hoje, determinam os próximos dias, meses e anos do que chamamos saúde financeira. E o conhecimento é fundamental para fazermos boas escolhas.

Estabelecer uma relação com uma cooperativa de crédito, significa fazer uma escolha financeira sustentável para o futuro.

Quando você se torna cooperado, além de contar com todos os serviços financeiros, você tem todo o apoio de uma organização que tem o compromisso de promover o seu desenvolvimento pleno.

Na cooperativa você se torna sócio de um empreendimento, que tem como negócio principal desenvolver as pessoas, a partir da geração de valor para elas e suas famílias.

Portanto é uma relação de longo prazo e com o propósito de gerar oportunidades, tendo como centro as pessoas que são a fonte e o destino de toda a riqueza gerada.

Na prática, fazer parte de uma cooperativa é integrar um modelo de negócio que tem uma visão sustentável. E que acredita que viver o cooperativismo de crédito nos leva a uma tomada consciente e educativa das oportunidades de desenvolvimento de um futuro mais forte e próspero.

Compartilhe

diretor executivo da Viacredi

Leia também

Receba notícias no seu e-mail